Fundação Mário Leal Ferreira terá nova sede

O Solar Jonathan Abbott, primeira pinacoteca da Bahia e de onde se originou grande parte do acervo do Museu de Artes da Bahia, será a nova sede da Fundação Mário Leal Ferreira, que assinou um acordo de cooperação técnica com o Instituto Pedra para a elaboração do projeto arquitetônico de restauro do imóvel secular, e que deverá estar pronto em seis meses.
 
Além de promover o restauro de um casarão que integra o conjunto arquitetônico do Centro Histórico, patrimônio da humanidade, essa iniciativa retoma a ocupação de um espaço onde, em 1856, o médico inglês Jonathan Abbott fundou a Sociedade das Belas Artes. Em 1877, o espaço foi usado como sede da Academia de Belas Artes da Bahia, passando, em 1891, a denominar-se Escola de Belas Artes, sendo incorporada à Universidade Federal da Bahia em 1946. Finalmente, em 1961, da Escola de Belas Artes, cuja primeira sede foi no Solar Jonathan Abbott, originou-se o curso de arquitetura, o que torna ainda mais emblemática a ida da Fundação Mário Leal Ferreira para o mesmo local.
 
“A instalação da nova sede da Fundação no Solar Jonathan Abbott é mais uma importante iniciativa da Prefeitura voltada para a valorização do patrimônio cultural e preservação da própria história da cidade”, observa a presidente da fundação, Tânia Scofield Almeida.


Foto: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias