12 Nov 2020
Funcionamento de equipamentos culturais é ampliado em Salvador
O público já pode visitar a Casa do Carnaval, no Pelourinho, a Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai, no Rio Vermelho, e os espaços Carybé das Artes e Pierre Verger de Fotografia, ambos no Porto da Barra, no forte de São Diogo e de Santa Maria, respectivamente. O horário de funcionamento desses quatro museus, abertos desde o final de setembro, é de 10h às 16h.
Para ter acesso a esses espaços culturais, soteropolitanos e demais visitantes devem ficar atentos aos cuidados necessários para evitar a disseminação da Covid-19. Em geral, as regras são manter o distanciamento de 1,5 metro, tanto na fila como dentro dos museus; respeitar o tempo de permanência máxima de uma hora; não ingerir alimentos e bebidas no local; utilizar a máscara; e aferir a temperatura antes de entrar. Para evitar aglomerações, as visitas em grupo e as visitas guiadas estão suspensas.
A Casa do Carnaval tem lotação máxima de 30 pessoas. Os espaços Pierre Verger e o Carybé das Artes têm lotação máxima de 12 pessoas. E a Casa do Rio Vermelho pode receber simultaneamente 21 pessoas. As regras podem ser verificadas na página do Instagram de cada museu. Os equipamentos administrados pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), a exemplo da Casa do Benin, Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro Gregório de Mattos e os espaços Boca de Brasa do Subúrbio 360 e do CEU Valéria permanecem temporariamente fechados.
A previsão é que a Casa do Benin seja reaberta na próxima semana e os demais, no final do mês. Já as igrejas Catedral Basílica Primacial São Salvador, no Largo Terreiro de Jesus, a Igreja Nosso Senhor do Bonfim, na Cidade Baixa, a Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio e a Igreja e Convento de são Francisco, no Pelourinho, seguem abertas para a visitação.
Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.