27 Dec 2021
Fotógrafo Yuri Seródio inaugura exposição “Retratos” em Trancoso
“A série de retratos surgiu da vontade de conhecer culturas totalmente diferentes do nosso cotidiano. De regiões onde cada vez mais os costumes e tradições vêm se transformando, modernizando e desprendendo das suas raízes”, explica Yuri. “Obviamente o mundo se transforma, se reinventa, onde, cada vez mais, grandes mudanças também trazem benefícios, como a educação, saúde, etc, então registrar alguns costumes nos faz eternizar momentos cada vez mais raros”, analisa.
Fotógrafo com uma bem-sucedida trajetória, Seródio foi convidado pela Agência Haute para expor seu trabalho na Casa Haute. “Minhas obras sempre foram diversificadas em temas como: arquitetura, grandes espaços públicos e nos retratos. E claro, para este convite, trouxemos a série de retratos, com a qual podemos ‘apresentar’ novas culturas e costumes”, conta o fotógrafo ao Alô Alô Bahia. Seródio explica que a ideia da exposição na Casa Haute é poder mostrar novas culturas estes dias em Trancoso, principalmente em uma época em que existem turistas das mais diversas regiões do Brasil e do mundo na localidade do sul da Bahia. “Frequento Trancoso há mais de 15 anos e posso dizer que, apesar do crescimento, para mim ainda é um dos locais mais lindos, conservados em sua tradição, arquitetura e preservação da cultura que conheço. E isso faz Trancoso ter essa energia e reconhecimento que conhecemos”, acredita.
A meta do artista para 2022 é poder fazer novos registros pelo mundo e ampliar a série “Retratos”. “Como os anos 2020 e 2021 não foram anos propícios para viagens, espero em 2022 poder enriquecer ainda mais este projeto, como novos registros de povos ainda pouco conhecidos da grande maioria das pessoas, como: Xingu, Papua Nova Guiné, Mongólia, Uganda, Namíbia, entre outras regiões”, revela.
Foto: Elias Dantas/ Alô Alô Bahia. Siga o insta @sitealoalobahia.