Fórum ESG: "Só solucionaremos problemas ambientais, se tivermos mais diversidade”, diz líder global da Suzano

redacao@aloalobahia.com

Enquanto a pauta de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) não for central nas empresas e espaços e não tivermos mais diversidade, inclusão e representatividade de grupos minorizados nas esferas de decisão, as soluções serão limitadas e insuficientes. É nisso que acredita a executiva baiana Mariana Lisbôa, líder global de Relações Corporativas da Suzano, maior empresa de celulose do mundo.

A head chamou atenção no II Fórum ESG Salvador, realizado pelo Alô Alô Bahia e Jornal CORREIO, ao cobrar uma mudança de cenário urgente a fim de promover soluções inovadoras e efetivas para combater a crise climática, com problemas complexos como a pobreza climática, e visando um equilíbrio do meio-ambiente.

“Só teremos soluções inovadoras e efetivas para resolver problemas ambientais e sociais complexos, se tivermos mais DE&I em todos os espaços, principalmente nas esferas de tomada de decisão”, defendeu ela, que também é presidente da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf). 

Mariana foi uma das convidadas da palestra sobre "Agenda ESG nos Setores Econômicos", mediada por Lea Mattei, nesta quarta-feira (31). Além da representante da Suzano, lideranças das áreas de responsabilidade ambiental, social e governança do Itaú, Cimatec e Coty também marcaram presença no evento. O debate aprofundou-se sobre os desafios para a construção de marcas e ambientes mais sustentáveis.
HrSpwB9.md.jpg
“Agradeço aos organizadores e aos participantes pelo espaço de troca e debate. Foi sensacional estar com vocês! A agenda é um incentivo para a promoção da sustentabilidade e da responsabilidade social em todos os níveis da sociedade”, disse Mariana. Sua fala inspirou todos os presentes: ela aproveitou a oportunidade para reafirmar a sua posição como líder mulher ocupando seu atual posto e, é claro, bateu na tecla da diversidade nas empresas, espaços públicos e privados.

“As diversidades precisam ser vistas não como um “mas” e sim como um “mais”, um “plus”, e o compromisso de promover ambientes mais diversos e inclusivos é de todas as pessoas, especialmente daqueles que ainda ocupam a maioria dos cargos de poder e, por isso mesmo, tem capacidade de acelerar esta transformação: os homens”, pontuou.
Jff 5282
A ausência de outras figuras femininas nos espaços de decisão comprometem o que rege a agenda ESG, acredita a líder. “Dou um exemplo dessa desigualdade. Nas agendas climáticas globais, das quais participo há algum tempo representando a Suzano, como as COPs do clima, o palco e as discussões são ainda dominados pelo mesmo perfil - homens brancos de classe socioeconômica mais elevada”, lembrou ela.

A head mostrou fotos cercada de homens e ela como única mulher. Para ela, este é um cenário que precisamos mudar com urgência se quisermos promover soluções inovadoras e efetivas para combater questões ambientais.
Img 6028

A baiana comentou ainda que a pauta da sustentabilidade não pode se limitar ao mundo dos negócios; precisa ser expandida para diversos âmbitos, incluindo para ações diárias de cada ser humano. “Quando pensamos em ESG no nosso cotidiano, remetemos a temas que já vem sendo levantados pela sociedade, especialmente no que diz respeito ao meio ambiente. Nesse sentido, podemos mencionar a redução do consumo de água e de energia, práticas que são realizadas, por exemplo, na Suzano, e que podem (e devem) ser exercidas em casa. O trinômio: “reduce, reuse e recicle” deve ser introjetado nos nossos hábitos do dia a dia”, exemplificou.

Ações da Suzano
A head global de relações corporativas da Suzano também destacou ações da multinacional presente em mais de 100 países. Segundo Mariana, a empresa adota, entre outras ações, a construção de escolas, hospitais e até apoio às policiais locais de todas as cidades em que são instalados negócios da Suzano.
Img 6020“Temos mais de um milhão de hectares de área privada preservada, então, hoje, somos capazes de neutralizar 100% das nossas emissões de carbono”, contou.

Além do pensamento na natureza, boa parte das ações de ESG da empresa têm foco nas pessoas. “Entendemos a importância de gerar e compartilhar valor com os diversos públicos com os quais nos relacionamos, pois é com eles e por eles que nos comprometemos cada vez mais com a agenda sustentável”, afirmou.


O II Fórum ESG Salvador é um projeto realizado pelo Jornal Correio e Site Alô Alô Bahia com o patrocínio da Acelen, Aliança da Bahia, Ambev, Atlantic Nickel, BAMIN, Bracell, CCR Metrô, Contermas, Deloitte, Grupo Luiz Mendonça - Bravo Caminhões e AuraBrasil, Jacobina Mineração, Leroy Merlin, Moura Dubeux, Sotero Ambiental, Socializa, Suzano e Unipar; apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, SEBRAE, SENAI CIMATEC e Instituto ACM; apoio do Banco Master, Larco Petróleo, Sabin, Senac e Wilson Sons e parceria do Fera Palace Hotel, Happy Tour, Hiperideal, Luzbel, Multimídia, Ticket Maker, Uranus2, Vini Figueira Gastronomia e Zum Brazil Eventos.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

Fotos: Elias Dantas e Jefferson Peixoto/Alô Alô Bahia.

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias