Fórum ESG: "Não é porque é bonitinho, é necessário", diz CEO da Moura Dubeux sobre ESG na construção civil

redacao@aloalobahia.com

Reduzir o consumo de recursos naturais é um dos grandes desafios da sociedade e, é claro, da construção civil. Pensando nisso, a Moura Dubeux, maior incorporadora do Nordeste, promove uma série de ações ambientais em compromisso com a sustentabilidade.

As práticas adotadas pela empresa chamaram atenção no II Fórum ESG Salvador, realizado pelo Alô Alô Bahia e Jornal CORREIO. Diego Villar, CEO da incorporadora, participou do painel "Práticas ESG fortalecendo a Cadeia Produtiva", com medição do editor e colunista de Economia do CORREIO, Donaldson Gomes.

“Acreditamos que o debate e troca de experiências podem melhorar as práticas em ESG que estão sendo aplicadas pelo país afora. Para nós, é um orgulho fazer parte e ver que este evento tem se tornado instrumento de cidadania, uma ferramenta de diálogo entre sociedade, poder público e ambientes corporativos”, disse o CEO.

O executivo citou em sua fala que o segmento de construção mobiliza uma grande cadeia de produção e isso exige práticas de ESG fortes, que incluem desde projetos de formação de mão de obra para a construção civil até a gestão de resíduos. Também chamou atenção para a urgência dos setores privado, público e a sociedade civil se engajarem cada vez mais com os propósitos da sigla ESG.

“Em todo o mundo, a construção civil é um dos maiores empregadores. Na nossa região, a mão de obra majoritariamente não é tão qualificada. A construção civil emprega essa mão de obra, dá qualificação e dignidade financeira. Entendemos que ajudar nessa formação é um papel do incorporador porque isso é necessário para formar o desenvolvimento econômico da região”, refletiu Villar.

De acordo com o representante, a incorporadora e construtora nordestina, que tem 40 anos de existência, foca em ações ambientais que reduzem o consumo de recursos naturais, agregando valor ao produto, sociedade e cliente. A Moura Dubeux possui o certificado da ISO 14001 desde 2006. O objetivo principal da aderência a essa norma é possibilitar que as organizações atendam às suas necessidades socioeconômicas em equilíbrio com o meio ambiente. 
HrUxK8l.md.jpg
A incorporadora possui ainda metas específicas para redução do consumo de água, energia e resíduos. Além disso, tem buscado aderir às certificações de sustentabilidade e criou a Diretriz de Sustentabilidade, para que todos os empreendimentos nasçam já com a finalidade de ser o melhor produto e gerar a melhor experiência ao cliente. 

“Não é porque é bonitinho, é necessário. A entrega exige que você tenha práticas fortes de ESG e a governança é o primeiro pilar para você pensar tudo isso. Temos tecnologia e capacidade para avançar mais como em outros lugares do mundo. Entretanto, o cliente ainda é paradoxal: ao mesmo tempo que ele quer consumir um produto sustentável, ele não quer pagar mais. A gente quer se diferenciar incorporar tudo isso e ajudar no desenvolvimento”, explicou.
Whatsapp image 2023 06 02 at 14.32.53
A empresa possui em seus canteiros ações de sustentabilidade inerentes as suas atividades, incluindo baias de coleta seletiva, separação de lâmpadas e pilhas, filtro de lavagem da bica dos carros de concreto, reaproveitamento de água das torneiras para os mictórios, locais de armazenamento de produtos químicos. Possui equipe focada em situações emergenciais com treinamentos mensais de capacitação ambiental. Com o Programa Canteiro no Prumo, o cliente tem uma percepção de todas essas ações realizadas.   

Uma das ações mais consistentes é o retrofit, que consiste na restauração de prédios ao invés de demoli-los para novas habitações, reduzindo, por exemplo, a geração de resíduos nas construções. “Em Recife, transformamos um moinho que era um equipamento abandonado em moradia e fez apartamento. Se você olhar para Salvador, há muitos anos foram fechados o Pestana e o antigo Salvador Praia Hotel. A Moura adquiriu, um investimento alto para requalificar e reutilizar em uma área onde houve um investimento público de melhoria muito forte. São projetos que tem reuso de água, placas solares e até em alguns deles até detector de umidade para diminuir o consumo de ar-condicionado”, exemplificou.

Whatsapp image 2023 06 02 at 14.32.54 %281%29Aqui em Salvador, a empresa possui o primeiro empreendimento residencial do Nordeste (Mansão Bahiano de Tênis) com a certificação AQUA de Alta Qualidade Ambiental e o Vivant, empreendimento em construção no Caminho das Árvores e possui o Selo Itaú de Sustentabilidade. Além deste selo, a Moura Dubeux tem projetos com o selo IPTU Verde do Governo da Bahia, Fator Verde (no Ceará), Plano Empresarial Verde Itaú e a pré-certificação Edge.

Outra ação da empresa com foco na sustentabilidade é o inventário de carbono, que identifica as suas principais fontes de emissão de gases de efeito estufa (GEE). A partir disso, é possível tomar medidas para reduzir as emissões em cada uma das fontes, otimizar a logística de transporte, usar equipamentos mais eficientes em termos energéticos, entre outras.

O II Fórum ESG Salvador é um projeto realizado pelo Jornal Correio e Site Alô Alô Bahia com o patrocínio da Acelen, Aliança da Bahia, Ambev, Atlantic Nickel, BAMIN, Bracell, CCR Metrô, Contermas, Deloitte, Grupo Luiz Mendonça - Bravo Caminhões e AuraBrasil, Jacobina Mineração, Leroy Merlin, Moura Dubeux, Sotero Ambiental, Socializa, Suzano e Unipar; apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, SEBRAE, SENAI CIMATEC e Instituto ACM; apoio do Banco Master, Larco Petróleo, Sabin, Senac e Wilson Sons e parceria do Fera Palace Hotel, Happy Tour, Hiperideal, Luzbel, Multimídia, Ticket Maker, Uranus2, Vini Figueira Gastronomia e Zum Brazil Eventos.

Fotos: Elias Dantas e Jefferson Peixoto/Alô Alô Bahia.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

NOTAS RECENTES