16 Jul 2018
Fórum Agenda Bahia 2018 discute humanização e tecnologia

Agenda Bahia 2018, que esse ano chega à sua nona edição, com o tema Para o futuro, Humanize[se].
O primeiro evento do fórum será o seminário Sustentabilidade do Agora, no dia 08 de agosto, a partir das 09h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). As inscrições podem ser feitas pelo sitewww.agendabahiacorreio.com.br.
Durante todo o dia, palestras, painel, workshop e oficinas com especialistas do Brasil e do mundo pretendem discutir questões como: de que forma o homem torna-se obsoleto diante da revolução tecnológica? Como aliar a criatividade humana à linguagem das máquinas?
Sustentabilidade do Agora
O seminário Sustentabilidade do Agora traz uma programação dividida em dois momentos, com a realização de seis atividades ao longo do dia. Pela manhã, acontecem duas palestras e um painel.
Quem abre as atividades às 09h30 é o diretor da consultoria internacional Arup e professor de desenvolvimento sustentável e resiliência urbana, Pablo Lazo, com a palestra Salvador Humana. Lazo vai abordar como as cidades ao redor do mundo estão investindo em sustentabilidade, resiliência e tecnologia para enfrentar os novos tempos e de que forma esses exemplos podem inspirar Salvador.
Às 10h, o diretor da Yunus Brasil Negócios Sociais e mentor internacional em programas globais de empreendedorismo, Rogério Oliveira, apresenta palestra intitulada Yunus: A Transformação das Cidades pelos Negócios. Na ocasião, Rogério vai contar como sua parceria com Muhammad Yunus, prêmio Nobel da Paz, apresenta resultados também no Brasil, através da Yunus Negócios Sociais, além de mostrar exemplos como a Ama, iniciativa da Ambev desenvolvida a partir de um programa de aceleração de grandes empresas, com 100% do lucro destinado para projetos de combate à seca no semiárido brasileiro.
Comentarista de economia da Globo News e colunista do jornal O Globo, a jornalista Flávia Oliveira comanda talk show com os palestrantes, após as respectivas apresentações. Fechando o turno da manhã, das 11h às 12h, acontece o painel Sustentabilidade do Agora: como pessoas e cidades se preparam para era cognitiva.
No painel, Pablo Lazo e Rogério Oliveira vão discutir com a plateia temas como inteligência artificial, big data, tecnologias verdes, economia criativa e revolução 4.0. O objetivo é provocar uma reflexão sobre os desafios da sociedade em rede e os novos modelos de negócio, sociedade e cidades numa economia em constante transformação.
À tarde, a programação segue de forma mais prática com workshops e oficinas. Das 14h30 às 17h30, acontece o workshop Economia circular: ecossistemas para as cidades do futuro, ministrado pela diretora de resiliência da Prefeitura Municipal de Salvador. Voltado para convidados como empreendedores, gestores públicos, acadêmicos e especialistas em sustentabilidade, o objetivo é reunir especialistas para debater uma nova agenda para a cidade, buscando soluções e contribuições para essa vivenciar uma fase de transição da economia.
Conduzida por Rogério Oliveira, a oficina Yunus: como criar um negócio social através da sua empresa acontece das 14h30 às 16h. A oficina é uma oportunidade para empresários, empreendedores, gestores públicos e demais interessados. Durante a encontro será possível aprender como utilizar a Social Business Canvas, ferramenta aplicada pela Yunus Brasil para descrever, desenhar e criar modelos de negócios sociais.
A terceira oficina Dados Abertos e robôs: a revolução nas cidades pelo cidadão ocorre das 16h às 17h30, com condução de Juan Torres, gerente de projetos da Escola de Dados. Aberta ao público, a oficina vai abordar como o acesso a dados abertos e o uso da tecnologia para tratá-los e criar narrativas pode revolucionar o exercício da cidadania e melhorar a qualidade de vida nas cidades. Os participantes também vão aprender a analisar uma base de dados.
Realizado pelo jornal Correio, com patrocínio da Revita, e apoio institucional da Fieb, Fundação Rockefeller e Rede Bahia, o Agenda Bahia é gratuito.
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.