Flip: Painel sobre escritora nordestina Maria Firmina dos Reis dará início ao evento

redacao@aloalobahia.com

A 20ª edição da tradicional Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) começa nesta quarta-feira (23), com painel sobre a vida e a obra da escritora e educadora maranhense Maria Firmino dos Reis. A festa, que acontece de forma presencial Rio de Janeiro, depois de dois anos, será aberta às 20h, com mesa Pátrios lares falando sobre a escritora, homenageada desta edição. 

A mesa de abertura contará com a participação da historiadora Ana Flávia Magalhães Pinto, da pesquisadora de autorias negras Fernanda Miranda, da cientista social Midria e do coletivo Slam das Minas. O painel, com estudiosas da obra da autora e do período em que ela produziu, segundo a organização do evento, pretende provocar um debate produtivo sobre gêneros literários, abolicionismos e a história do Brasil.

No sábado (26), o evento contará com a participação do baiano Lázaro Ramos, na Mesa "Palavra Livre", ao lado de Alice Neto de Sousa e Midria, com mediação de Anabela Mota Ribeiro. Os ingressos estão esgotados.

 Embora não haja certeza sobre a data, o mais provável é que Maria Firmina dos Reis tenha nascido em 1822. Em 1859 lançou Úrsula, romance que inaugura, no Brasil, a linhagem da literatura abolicionista. Após anos de apagamento, a obra vem ganhando atenção, dentro e fora do país. 

Maria Firmino foi professora de primeiras letras em Guimarães, no Maranhão. Sua obra se construiu praticamente em paralelo à literatura majoritariamente masculina e branca dos círculos literários brasileiros. Segundo os organizadores da Flip, a homenagem a ela vem em bom momento, tanto pela qualidade de sua produção em diversos gêneros, como pelo fato de que por bastante tempo ela ficou à margem da história canônica da literatura brasileira.
 

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias