27 Jul 2023
Filhote de onça-parda é trazido de avião para o Zoológico de Salvador

Antes de chegar na capital baiana, o felino passou por diversas cidades. Resgatado em Cambuci, no noroeste do Rio de Janeiro, ele foi encaminhado para a Área de Proteção Ambiental (APA) de Maria Paula, em São Gonçalo, também no Rio. Logo depois, a oncinha foi levada para o CRAS (Centro de Recuperação de Animais Silvestres) da Estácio Vargem Pequena, que também fica no Rio de Janeiro. Lá, ela passou por diversos exames até ser liberada para viajar para Salvador.
Nesta quinta-feira (27), o animal foi transportado de avião pelo programa Avião Solidário da Latam. O filhote deve passar por um processo de adaptação antes de ser introduzido ao novo lar.
A pequena onça-parda foi enviada após veterinários avaliarem que o Zoológico de Salvador dispõe de estrutura e manejo adequados para proporcionar bem-estar ao animal. Na avaliação dos profissionais, a soltura do filhote em seu habitat natural seria complexa considerando aspectos de adaptabilidade, aprendizado de caça, domínio de território e monitoramento pós-soltura.
Há mais de 10 anos, o programa Avião Solidário da LATAM coloca à disposição da América do Sul o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Catástrofes. O transporte tem como finalidade proporcionar um lar adequado e preservar a espécie, que vem sofrendo ao longo dos anos pela perda de habitat.

Com o transporte da onça-parda, chega a 50 o número de animais transportados gratuitamente no Brasil em 2023 pelo Avião Solidário da LATAM para preservar suas espécies e contribuir com os ecossistemas brasileiros.
Em 2023, o programa Avião Solidário já beneficiou 160 mil pessoas no Brasil, transportou 18 toneladas de cargas em emergências, transportou 758 pessoas e atuou em situações como os terremotos da Turquia e Síria, os deslizamentos no litoral paulista e na crise humanitária do povo Yanomami.
Foto: Divulgação.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.