Festival Raízes de Porto Seguro inicia a divulgação dos pratos e estabelecimentos participantes

redacao@aloalobahia.com

Porto Seguro está em contagem regressiva para o Festival gastronômico Raízes de Porto Seguro que acontece entre os dias 30 de junho e 17 de julho, com a participação de mais de 60 estabelecimentos do município e dos distritos de Caraíva, Arraial d’Ajuda e Trancoso. Enquanto aguarda o Festival começar, o público já pode ir conhecendo os pratos e estabelecimentos participantes no Instagram oficial do evento @raizesdeportoseguro. 

O Festival oferecerá ao público pratos concebidos a partir da proposta central do evento: homenagear e celebrar as contribuições da culinária indígena na gastronomia local. Amplamente baseada em produtos frescos e naturais, a cultura alimentar indígena é historicamente baseada na caça, colheita e pesca, o que inclui uma gama de possibilidades com frutos do mar, tubérculos, raízes, frutas, sementes e outros. Para o Festival Raízes de Porto Seguro, a proposta é usar algum desses ingredientes e unir o tradicional ao contemporâneo nos pratos oferecidos através de criações ou releituras. 
 
 
Preparativos 
 
Para se adequar às exigências do período de pandemia, o evento será realizado em formato híbrido. Assim, os clientes poderão consumir os pedidos presencialmente ou solicitar o serviço de delivery. O evento contará também com uma programação online no Instagram do festival, com a participação de chefs locais que farão releituras de pratos da culinária indígena. 
 
 Outra novidade do festival foi o suporte dado aos estabelecimentos. Todos os restaurantes passarão por uma consultoria de biossegurança, viabilizada financeiramente pelo Sebrae em parceria com o Sicoob Costa do Descobrimento. Já o Senac ofereceu mentorias online com o instrutor de hotelaria e chef de cozinha, Uelcimar Santos, para assessorar os restaurantes que precisavam de orientação com os pratos que foram criados especialmente para o festival. 
 
 O Festival Raízes é uma realização da Abrasel, correalização do Sebrae, Senac e Prefeitura de Porto Seguro, com apoio do Sicoob Costa do Descobrimento e da TV Santa Cruz. 
 
Foto: Isaura Assay /Ori Brazil. Siga o insta @sitealoalobahia.
 
 

NOTAS RECENTES