Festival de música irá celebrar reinauguração de centenário bar do Centro de Salvador

Kirk Moreno é jornalista, assessor de imprensa e escreve para o Alô Alô Bahia. Insta: @kkmoreno.

O Festival Barris de Música foi confirmado, após um hiato de três anos. O evento, que entra na sua quarta edição, será nos próximos dias 3, 4 e 5 de novembro, no Quadrilátero da Biblioteca Pública dos Barris, bairro tradicional do Centro da capital baiana. O Alô Alô Bahia apurou, com exclusividade, que a festa irá celebrar o sexto ano da reinauguração do Velho Espanha Bar e Cultura.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se
 
O estabelecimento fica situado num casarão antigo dos Barris que abrigava, desde 1918, o Armazém Espanha, que vendia utensílios para famílias do bairro até se transformar em um espaço da boemia soteropolitana. Baianos ilustres como o cineasta Glauber Rocha e o político Josaphat Marinho foram alguns dos frequentadores do local. Hoje,ressignificado, o bar oferece uma programação cultural diversa e regular. Desde a reinauguração, nomes como Margareth Menezes, Luedji Luna, Armandinho Macêdo, Gerônimo Roberto Mendes e Balé Jovem de Salvador já integraram a programação do bar.
  JfCrwUg.md.jpg 
Arthur Daltro, um dos sócios do Velho Espanha Bar e Cultura, que realiza o festival, revela que espera um público de 300 pessoas por dia.  “É incrível. O festival materializa o projeto Velho Espanha. Desde antes de reabrir, a gente ficava planejando o bar como um espaço que fosse um palco para música, tanto de artistas antigos, quanto de artistas mais novos”.
 
Cinco atrações da cena musical baiana desfilarão repertório de samba, blues, MPB, african pop, instrumental e música contemporânea. O evento, que não conta com patrocínio, funciona mediante contribuições voluntárias do público e possui classificação indicativa livre. Alimentos perecíveis serão arrecadados durante o festival, dentro da campanha Bahia Sem Fome. A primeira biblioteca pública do Brasil e da América Latina entra como apoiadora ao abrir as portas para receber a iniciativa.
 
Programação
Ao som African Pop, a abertura do festival, na sexta (3), será com o grupo Linha 8, oriundo do bairro da Liberdade e formado por Cinho Damatta (voz e violão), Ivan Bastos (baixo), Papa Mel (bateria) e Maninho (guitarra). O show está previsto para às 18h.
 JfCrOJa.md.jpg
Grupo Linha 8 (Foto: Divulgação)

No sábado (4), a cantora Karen Cuzco apresenta, às 15h, seu projeto autoral – o EP “Fora da Tua Lista”-, com influências de jazz e pop. O experiente grupo Samba Maria, liderado por Lila Brasileiro, encerra a noite, com uma deliciosa roda de samba a partir das 18h.
 JfCrj0F.md.jpg
Cantora Lila, do Samba Maria (Foto: Divulgação)

​Já no domingo (5), Júlio Caldas apresenta, às 15h, o seu trio de blues, tocando guitarra, slide e voz, em canções que farão parte do seu próximo trabalho. Às 18h, o Trio Cravo e Canela, formado por Uirá Nogueira (bateria), Caio Ferreira (piano) e Giroux Wanziler (baixo), se apresenta combinando elementos clássicos da música brasileira e elementos contemporâneos. 
JfCrPgn.md.jpg
Julio Caldas Blues Trio (Foto: Divulgação)

Fotos: Amanda Nascto.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.



 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias