Festa pela Independência de Itaparica pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia

redacao@aloalobahia.com

Realizada em 7 de janeiro, a festa de Itaparica celebra a resistência do povo itaparicano e as lutas contra as tropas militares portuguesas, pela independência da Bahia. Com o objetivo de preservar e transmitir para as gerações futuras esse legado histórico e a sua importância para a independência do Brasil, foi iniciado o processo para que os "Festejos de Itaparica" sejam reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

"Ao longo dos próximos meses, os técnicos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e da Secretaria de Cultura da Bahia farão todo um trabalho in loco para a patrimonialização definitiva, ou seja, reconhecendo essa importante festividade, como um patrimônio imaterial cultural. Isso significa um compromisso do Estado com a preservação dessa história e de tudo que aconteceu como uma forma de darmos acesso para todas as gerações, mas sobretudo de fortalecimento das nossas lutas cotidianas por democracia, por inclusão, por direitos", explica o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro.

O Grupo Cultural "Os Guaranis" foi o responsável por solicitar a patrimonialização, reconhecendo a importância de preservar e transmitir para as gerações futuras o empenho dos itaparicanos na luta pela libertação das terras baianas. "É fundamental dar visibilidade à tecnologia de organização popular, à nossa trajetória, à nossa história. O Estado da Bahia está fazendo questão de reivindicar aquilo, que na história do Brasil, conta e materializa o que nós somos: um povo libertador, que deu origem, de fato, à independência brasileira", enfatizou a diretora-geral do IPAC, Luciana Mandelli.

* Por Luana Veiga. Foto: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias