Festa do Senhor do Bonfim terá programação adaptada neste ano. Aos detalhes!

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim adaptou a programação da festa do Senhor do Bonfim para que os fiéis possam prestar suas homenagens e louvores seguindo todos os protocolos de segurança.

As celebrações serão realizadas dentro da igreja, com acesso por ordem de chegada e transmitidas através da WebTV do Bonfim, no YouTube, e das redes sociais do Santuário. Os festejos têm início com a abertura da novena no dia 8, que segue até o dia 16, sempre às 19h. 

“Queremos continuar erguendo nossas preces ao Senhor do Bonfim para que se compadeça do seu povo nestes tempos tão difíceis que vivemos. Mas, não podemos esquecer que a pandemia não acabou. Precisamos manter o distanciamento social e seguir as orientações das autoridades de saúde”, afirma reitor da Basílica do Bonfim, padre Edson Menezes.

Programação modificada – No dia 14 de janeiro, data que seria dedicada à tradicional lavagem das escadarias da Basílica, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim sairá da Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, às 8h, rumo à Colina Sagrada. Durante o trajeto, passará em frente à Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, seguindo o mesmo percurso do cortejo da lavagem.

Após a chegada da imagem, no interior da Basílica, o padre Edson Menezes transmitirá a tradicional mensagem proferida todos os anos da janela da Basílica e concederá a bênção através das redes sociais e dos meios de comunicação sociais presentes. No dia 16, acontece o Drive Thru Solidário, que será realizado na sede do Projeto Bom Samaritano, na Praça do Bonfim, onde serão arrecadados alimentos não-perecíveis, materiais de limpeza e de higiene pessoal. 

No dia 17 de janeiro, a programação terá início com o repique dos sinos da Basílica, às 5h. Não haverá queima de fogos em respeito aos doentes nos hospitais próximos à Igreja. Às 10h30, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a Missa Solene e, ao final da celebração, concederá a Bênção Apostólica com Indulgência Plenária. Às 15h, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim sairá em carro aberto da Basílica para percorrer as ruas da Cidade Baixa.

Foto: @mario_cesartenorio. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias