Festa de Santa Bárbara reúne milhares de devotos no Centro Histórico de Salvador

A Festa de Santa Bárbara, celebrada nesta quarta-feira (4), é uma prova de que a fé também é capaz de mover multidões. O Centro Histórico de Salvador amanheceu tomado por um mar de fiéis e simpatizantes que, vestidos de vermelho e branco, manifestaram suas crenças em cânticos, orações, pedidos e agradecimentos. A santa que, para os católicos, é reconhecida como a protetora contra relâmpagos e tempestades, é sincretizada pelos adeptos do candomblé como Iansã. 

Os festejos começaram com uma alvorada de fogos no raiar do dia. A concentração para o cortejo aconteceu no Largo do Pelourinho, com celebração da missa campal. A imagem de Santa Bárbara, em seguida, deixou a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e foi carregada por membros da irmandade em procissão até 1º Grupamento de Bombeiros Militar, na Barroquinha – a santa é a padroeira da instituição e dos mercados.
 
No turno da tarde, como também é tradição, a programação é seguida por apresentações musicais com apresentações de grupos de samba e pagode que vão até a noite. 
 
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias