Fernando Meirelles comenta mudança nas regras do Oscar

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou uma mudança significativa para a premiação do Oscar do próximo ano, prevista para acontecer no dia 28 de fevereiro. Desta vez, a competição irá aceitar filmes exibidos pela internet, o que possibilita a inscrição de filmes produzidos para players digitais, como Netflix, Amazon Prime Video, entre outros. Para comentar a decisão e os impactos da pandemia no mercado cinematográfico, o Meio & Mensagem entrevistou o cineasta Fernando Meirelles, diretor de filmes como Cidade de Deus, Dois Papas, entre outros. Confira!
 

Meio & Mensagem – A decisão da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood de permitir que filmes transmitidos pela internet podem concorrer ao Oscar tem algum impacto na indústria de cinema? Qual?

Não sei se esta mudança impacta a indústria. A parada geral de todos os projetos sim, impacta. Era uma tendência filmes maiores produzidos para plataformas e eles não deixam de ser filmes por isso. Este vírus catalisou o que já estava acontecendo. Esta mudança de regras na Academia talvez esteja vindo para ficar.

M&M – Essa exceção pode abrir precedente para uma mudança maior na premiação?

No último ano houve uma grande mudança que se consolida este ano. Toda a votação será exclusivamente online em 2020, isso significa que todo mundo que vota terá acesso a todos os filmes. Mais gente vai ver tudo,  o que deve mudar um pouco os resultados.  Até 2018 dependia-se de poder ver os filmes em salas ou receber DVDs.

M&M – A mudança acarreta em uma maior aceitação de filmes em streaming, por exemplo?

Isso era inevitável, a parada no mundo só acelerou.

M&M – A O2 acha correta a decisão da Academia?

Não havia outra escolha. Mesmo assim muitos filmes não vão querer ir direto para o streaming e devem esperar espaço para serem lançados em salas  2021, então deve ser um ano meio esquisito mesmo.

M&M – Como e quanto a pandemia deve impactar a indústria do cinema?

A produção e exibição serão bem impactadas. Haverá um acúmulo de projetos para serem lançados no fim do ano e pouca coisa para o ano que vem ou 2022. Os filmes que deveriam estar sendo rodados neste semestre.  Creio que muitos projetos serão modificados para incluírem esta crise.

M&M – Quando podemos esperar uma retomada das produções?

Na O2 estamos acreditando que voltaremos com a pré produção nas últimas semanas de julho e filmando em meados de agosto. Mas tudo pode mudar. (Meio&Mensagem).



 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias