31 Oct 2022
Fernando de Noronha vai ganhar usina solar flutuante

De acordo com a superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas, o objetivo é reduzir o consumo do arquipélago que utiliza em grande medida o diesel, um combustível poluente.
A usina solar flutuante contribuirá também para a descarbonização e a sustentabilidade em Fernando de Noronha, promovendo redução de 1.663 toneladas de gás carbônico emitidos anualmente no arquipélago, que é reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura como Patrimônio Natural da Humanidade. O consumo médio da ilha é de 2.300 megawatts-hora por mês.
A nova usina terá investimento superior a R$ 10 milhões e deve entrar em operação a partir do segundo semestre de 2023. O processo de licitação ainda não foi concluído e está recebendo propostas para construção da nova planta, que terá potência de cerca de 630 quilowatt-pico e uma geração estimada de 1.238 MWh por ano.