Fechado há mais de 60 anos, Elevador do Taboão é reinaugurado em Salvador

redacao@aloalobahia.com

Após mais de seis décadas desativado, um dos principais equipamentos públicos históricos de Salvador voltará à ativa, após requalificação realizada pela Prefeitura. O novo Elevador do Taboão, que faz a ligação entre o Pelourinho e o Comércio, foi entregue nesta quinta-feira (30), e é o mais novo ascensor da cidade e contará também com a capacidade para transportar bicicletas. 

De acordo com informações obtidas pelo Alô Alô Bahia, será possível levar uma bicicleta por viagem nas cabines, o que permitirá uma locomoção ainda mais confortável e segura para os ciclistas, já que para acessar a parte alta ou baixa do Centro Histórico da capital baiana poderá evitar as ladeiras que interligam as regiões.

"Salvador e sua topografia belíssima e única dividida no Centro Histórico entre as cidades “alta e baixa” poderia ter sido considerada por muitos como um lugar cheio de barreiras para o desenvolvimento da cultura da bicicleta. Diante disso, implantamos importantes políticas públicas para facilitar o deslocamento dos usuários entre essas regiões, estruturando o acesso de ciclistas a todos os ascensores  em funcionamento na cidade", ressalta o coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB) e presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.
e5b5d9de-6fd8-4541-be25-3513fe82299cRecuperação – O Elevador do Taboão, que foi construído no final do século XIX, teve o projeto de recuperação cedido para a Prefeitura pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (Iphan-BA). O investimento é de R$5,4 milhões, provenientes de recursos municipais.
 
As intervenções no ascensor envolveram a restauração e modernização integral da estrutura, buscando adequá-la, inclusive, às normas técnicas vigentes de acessibilidade. O equipamento também contará com áreas de convivência com mesas, sanitários e café.
 
Recentemente, o Executivo municipal concluiu outros dois projetos elaborados pelo Iphan, também utilizando recursos próprios. Foram eles: as obras de requalificação dos Arcos da Ladeira da Conceição e da Muralha do Frontispício de Salvador. 
588ba9a4-1b20-48ac-a51b-0a2c7f075e8b
Fabrizzio Müller, Isaac Edington e Marcus Passos. 

Funcionamento – O equipamento já começa a operar amanhã (1º), de segunda a sexta-feira e terá o funcionamento gratuito por período indeterminado. A capacidade do elevador é de até 14 pessoas por viagem, mas devido à pandemia, serão transportadas, no máximo, oito pessoas por viagem.
30-09-2021-Prefeito-Bruno-Reis-Inauguracao-Elevador-Taboao-Foto-Bruno-Concha-Secom-PMS-4
30-09-2021-Prefeito-Bruno-Reis-Inauguracao-Elevador-Taboao-Foto-Bruno-Concha-Secom-PMS-1
30-09-2021-Prefeito-Bruno-Reis-Inauguracao-Elevador-Taboao-Foto-Bruno-Concha-Secom-PMS-3
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Fotos: Igor Santos e Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias