6 Jun 2023
Farol da Barra recebe prêmio internacional de 'Farol do Ano'

O título foi concedido em 2020, mas, em função da pandemia, teve a cerimônia de premiação adiada. O equipamento baiano venceu faróis de países como Índia, Japão, Reino Unido e Portugal. “Os critérios são bem difíceis e contamos com um time de especialistas em faróis para observá-los. Vimos o quanto o Farol da Barra ajuda com a cultura e história do lugar, o quanto de público ele atrai e o que proporciona para isso, além de como dá condições para que [as pessoas] aprendam com o patrimônio histórico e cultural”, apontou Francis Zachariae, secretário geral da organização internacional sem fins lucrativos, que atua em diversas áreas para melhorar e padronizar a navegação no mundo.
“Eu considero esse prêmio importante para a Marinha, porque ela administra o Farol, mas é um prêmio do povo de Salvador, do povo da Bahia que tanto ama a fortificação da Barra, e a coloca como um dos símbolos desta cidade”, destacou o Vice-Almirante do comando do 2º Distrito Naval (Com2°DN), em Salvador, Antônio Carlos Cambra.
“O Farol é o palco de diversos acontecimentos importantes na cidade, ainda mais neste período de celebrações do bicentenário. Ele representa a nossa cidade em diversos momentos, você olha e reconhece Salvador imediatamente. Sobretudo, é mais uma iniciativa muito bem recebida e que fortalece o turismo da cidade”, disse Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur).
O Farol
O Farol de Santo Antônio é protegido pelo Forte Santo Antônio da Barra, construção edificada em 1536, a primeira do Brasil. Com 22 metros de altura, sua sua torre ainda funciona, ajudando navegantes a encontrarem o caminho por meio dos seus feixes de luz, vistos a 70 quilômetros de distância. A estrutura é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1938. Ele abriga ainda o Museu Náutico da Bahia, com um acervo de achados arqueológicos submarinos, coleção de instrumentos de navegação e sinalização náutica, maquetes, entre outros artefatos reunidos ao longo de mais de 300 anos.
* Com informações do Correio.
Leia notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Foto: Paula Fróes/Correio.