Famílias evitam visitas a parentes em abrigo por conta do coronavírus

O Abrigo Dom Pedro II, em Salvador, tem adotado medidas de prevenção ao coronavírus, a fim de priorizar a saúde dos 59 idosos assistidos na unidade. As ações envolvem desde a suspensão, por tempo indeterminado, de grupos de visitas que realizam projetos artísticos e sociais no espaço até o reforço da higienização dos funcionários, quartos e instalações. Os idosos também têm participado de bate-papos com médicos e enfermeiras sobre a doença e receberam orientações de cuidados, como manter o hábito constante de lavar as mãos.
 
“A visita das famílias acontece normalmente. Ao chegarem aqui, os visitantes recebem máscara e álcool em gel para aplicar nas mãos. O contato com os idosos é feito em ambiente aberto. No entanto, percebemos que alguns familiares estão até evitando vir aqui durante esse período de pandemia para evitar a proliferação da doença nesse público que faz parte do grupo de risco”, relata a coordenadora do abrigo, Valéria Souza.
 
Até mesmo as atividades lúdicas que movimentam o dia a dia da instituição têm acontecido diferente da forma rotineira. “Não estamos colocando idosos tão próximos um do outro e estamos seguindo orientações das autoridades de saúde e da equipe médica do abrigo”, acrescenta Valéria. Os velhinhos também estão impossibilitados de sair na rua, exceto em casos excepcionais.


 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias