Família doa prédio de antiga faculdade em Patamares para Obras Sociais Irmã Dulce; saiba o motivo

O aniversário de 1 ano da canonização de Santa Dulce dos Pobres, celebrado em 14 de outubro passado, teve um presente pra lá de importante para ajudar na causa do Anjo Bom da Bahia: um prédio de quatro andares, onde funcionava uma faculdade, no bairro de Patamares, que foi doado pela família de um fiel de 69 anos. Ele e os demais parentes preferiram não se identificar.

Segundo o jornal Correio*, a notícia foi dada pelo próprio senhor, que bateu à porta das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), no início do mês passado, e disse que sua família queria doar o prédio, que fica numa das áreas mais valorizadas de Salvador.

Fica no número 88 da Avenida Tamburugy, onde funcionou um dia a Faculdade de Gestão & Negócios (FGN). O espaço tem 12 mil m² e entra agora para a história como uma das maiores doações à entidade social. 

Motivação
A Osid disse ter sido surpreendida com o que considerou como um profundo gesto de desapego e generosidade, já que se tratava da maior propriedade da família. O edifício é avaliado na casa dos milhões e os filantropos preferiram manter-se no anonimato, mas conversaram com a repórter Hilza Cordeiro, do Correio*.

A história por trás da ideia de doar a área começa meio século atrás. O fiel, à época com 19 anos, foi abordado por Irmã Dulce, que lhe fez a pergunta que costumava dirigir a todos: “Quem tem mais pode ajudar a quem tem menos?”

Naquele momento, achando que estava fazendo uma grande ação, abriu a carteira e deu metade do dinheiro que havia nela. Depois daquele encontro, uma espécie de dívida de consciência o perseguiu durante toda a vida. O homem se perguntava: “Por que não dei tudo o que tinha na carteira?”

Neste ano, essa “dívida” foi paga e sua família fez a doação em 1º de outubro, simbólico dia de Teresa de Lisieux, conhecida como a santa da Sagrada Face. Bem preservado, o imóvel será futuramente a nova unidade da Osid.

Para a instituição, esta nova unidade chega num momento importante e pode ajudar a aliviar os problemas de espaço interno, questão que foi agravada com a pandemia devido à maior necessidade de distanciamento social. “Mais uma vez, o nosso Anjo Bom nos sinaliza que continua presente, olhando e cuidando de sua obra, principalmente nos momentos de mais necessidade e urgência”, afirmou a Osid em um comunicado aos sócios-apoiadores. 

A Osid ainda estuda a destinação, no futuro, do novo prédio, que tem 7 mil² de área construída e salas já prontas.

Foto: Nara Gentil/jornal Correio*. Siga o insta do @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias