Facebook e Instagram vão reavaliar política de censura a mamilos femininos

redacao@aloalobahia.com

De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (19), a Meta, empresa que detém o controle do Facebook e Instagram, irá reavaliar suas políticas de nudez, especialmente a que proíbe imagens com mamilos femininos. A discussão surgiu após censura de imagem dos peitos de casal transgênero não-binário. 

De acordo com o Comitê da Meta, a regra sobre mamilos femininos é confusa, principalmente quando aplicada a transgêneros. "Avaliamos permanentemente nossas políticas para ajudar nossas plataformas a serem mais seguras para todos", disse um porta-voz da empresa.

O órgão avalia que a Meta não deveria ter removido as fotos postadas por um casal que exibia os seios, com os mamilos cobertos, com uma legenda falando sobre a saúde das pessoas transgênero e explicando que um deles, em breve, passaria por uma cirurgia de retirada das mamas. O casal estava arrecadando fundos para a intervenção.

"A remoção dessas imagens não é consistente com os valores da Meta e suas responsabilidades de direitos humanos", afirmou o conselho de supervisão, que é composto por 20 membros internacionais, jornalistas, advogados, defensores dos direitos humanos e ex-líderes políticos.

Atualmente, são proibidas no Facebook e Instagram imagens que contenham mamilos femininos, exceto em determinados contextos de saúde. "Esse regulamento se baseia em uma visão binária dos gêneros", apontou o conselho.

 
 

NOTAS RECENTES