Fábrica da Ford em Camaçari fecha as portas: 'produção cessará imediatamente'

A Ford anunciou nesta segunda-feira (11) que vai fechar três plantas de produção no Brasil, incluindo a sua unidade em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. No local, será mantido apenas o Centro de  desenvolvimento de Produto. 

"A Ford mantém assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia para seus clientes no Brasil e na América do Sul. A empresa também manterá o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas, em Tatuí (SP), e sua sede regional em São Paulo", informa a companhia, em comunicado.

De acordo com a agência Reuters, a empresa também informou que assumirá encargos de impostos de cerca de 4,1 bilhões de dólares, já que a pandemia de Covid-19 ampliou o uso de capacidade de produção da empresa

A produção cessará imediatamente nas fábricas da Ford em Camaçari e Taubaté, com a produção de algumas peças continuando por alguns meses para sustentar os estoques para vendas de reposição. A planta da Troller em Horizonte, no Ceará, continuará operando até o quarto trimestre.

Os carros comercializados no mercado brasileiro passam a ser produzidos na Argentina e Uruguai, além de importações de outras regiões.

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, afirmou Jim Farley, presidente e CEO da Ford. 

“Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global", completa o comunicado.

A empresa também informou que atenderá a região com seu portfólio global de produtos, incluindo alguns dos veículos mais conhecidos da marca como a nova picape Ranger produzida na Argentina, a nova Transit, o Bronco, o Mustang Mach 1, e planeja acelerar o lançamento de diversos novos modelos conectados e eletrificados.

Foto: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias