1 Apr 2022
Exposição virtual expõe a vida e obra do multiartista Luiz Antônio Sena Jr.

Com 20 anos de carreira nas artes, Luiz iniciou sua trajetória no teatro, antes de se aventurar em outras linguagens como dança, música, artes visuais e literatura. Hoje, além de artista, ele é um pesquisador da cena, da palavra, da música e da imagem, um articulador que entrecruza artes, documentos e memórias, através de uma pesquisa de teatros do real iniciada junto à A Outra Cia de Teatro, grupo baiano que integrou por 16 anos.
“A homoafetividade, a sorologia e o candomblé são três instâncias que têm mobilizado minha poética e decorrem de meus ritos de passagem e afirmação”, revela o artista. É a partir dessa encruzilhada que surge a exposição virtual multilinguagem, que conta com a direção de seu companheiro Fred Soares, e onde Luiz evoca ancestralidades dissidentes da cisbrancoheteronormatividade.
Convergindo vídeos, áudios, músicas, cartas, textos, fotografias e desenhos de forma virtual, expõe 24 obras-ritos inéditas e/ou revisitadas, autorais e/ou criadas em colaboração com artistas gays, positivos e/ou de candomblé. Seu objetivo é evocar discussões sobre a homofobia, sorofobia e a intolerância religiosa, a partir do imbricamento de linguagens e das instâncias biográfica e ficcional.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Fotos: Nlá Omi. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.