Exposição inédita de Alberto Pitta chega à Paulo Darzé Galeria na próxima terça (17)

A partir da próxima terça-feira (17), às 18h, a Paulo Darzé Galeria apresenta os novos trabalhos de Alberto Pitta na exposição ‘Màriwó’. São 21 obras assinadas por um dos pioneiros na concepção de serigrafias com estampas afro baianas. A mostra foi batiza com o nome da folha do dendezeiro, árvore sagrada do candomblé, consagrada para Ogun, orixá do qual o artista é filho.

“Pitta faz parte de uma geração de artistas pretos cuja produção vem sendo finalmente reconhecida e valorizada pelo sistema de arte, mesmo que de forma tardia. Afinal, são mais de quarenta anos de uma trajetória embalada pelos ritmos, formas, cores e símbolos dos cultos afro-brasileiros e do carnaval da Bahia”, destaca Daniel Rangel, curador da mostra.

“Filho sanguíneo da saudosa yalorixá Mãe Santinha de Oyá, sua prática artística revela e esconde segredos de seu entorno pessoal, cuja religião era sua própria moradia – o domicílio ilê – do ‘ogã das tintas’, como ela o chamava”, completa.
H7iw0WF.md.jpg  
Para Gilberto Gil, Alberto Pitta é um 'artvista', um “mensageiro de panos, tintas e axés", consciente da força de sua arte e de suas atividades, e de sólida formação "como artista plástico e militante dos movimentos negros e mestiços da Bahia lhe tem ensejado um trabalho original e abrangente na aglutinação dos povos fazedores da festa". 
H7iwlx1.md.jpg
Caetano Veloso engrossa o time de apreciadores do trabalho de Pitta, considerado o criador mais importante e mais atuante do carnaval. "Pioneiro das estamparias baiano-africanas, é pensador do processo de que se faz parte e tem todas as características de um artista fino e requintado”, reflete o músico.

Para quem não sabe, Alberto Pitta é fundador e presidente do Cortejo Afro, um dos blocos mais celebrados da folia baiana. 
H7iwaDP.md.jpg
A exposição poder ser visitada até 18 de fevereiro, de segunda a sexta, das 9h às 19h, e no sábado, das 9h às 13h. A Paulo Darzé Galeria fica na Rua Doutor Chrysippo de Aguiar 8, Vitória.

Em tempo: Alberto Pitta promove, nesta sexta-feira (13), o lançamento em Salvador do seu primeiro livro, ‘Histórias Contadas em Tecidos - O Carnaval Negro Baiano’. A noite de autógrafos será realizada na Sala dos Arcos do Museu de Arte Moderna da Bahia, na Av. Contorno, a partir das 18h30. A obra tem texto de abertura assinado por Gilberto Gil.

Matéria relacionada:
Alberto Pitta promove noite de autógrafos de seu primeiro livro no MAM Bahia

Fotos: Jefferson Lima e Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias