Exposição gratuita no Carmo traz olhar feminino sobre a consciência negra

redacao@aloalobahia.com

Com propósito de apresentar através das artes um olhar feminino sobre a consciência negra, o grupo de artistas Arte e Ancestralidade, em parceria com o Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (CEPAIA), lança a mostra "O Olhar Feminino Sobre a Consciência Negra, no dia 3 de novembro, no CEPAIA - UNEB, no Santo Antônio Além do Carmo.
 
A exposição, gratuita e aberta ao público, acontece até 30 de novembro, com visitação de segunda a sexta (das 9h às 12h e das 14h às 19h) e aos sábados (das 9h às 12h e das 14h às 17h). A curadoria é de Luzimar Azevedo e Adinelson Filho, que buscam elevar a mulher dentro deste espaço de discussões acerca das características e necessidades do povo negro.
 
A exposição será composta por 15 obras diversas, de pintura a óleo sobre tela, mosaico e aquarela a escultura em cerâmica, fotografia, bordado e fototipia. As artistas participantes da mostra são Doralice Palma, Edna Caldas, Izabel Andion, Jô Nascimento, Josmara Fregoneze, Juca Fraga, Kalundewa, Livia Passos, Leila Chandani, Luzimar Azevedo, Magali Abreu, Margarita Arize, Mônica Monteiro, Sonianepo, Yara Guedes.
 
O grupo Arte e Ancestralidade atua há três anos no mês de novembro, como um chamamento à consciência negra. Ele é formado por artistas visuais, poetas e escritores, que se reúnem de forma espontânea na prática de ações que promovam reflexões e interajam com a sociedade. Contando história e apresentando os aspectos culturais, estéticos, religiosos e costumes a fim de potencializar a visibilidade do povo preto e desvelar o conhecimento sobre as suas origens.
 
Além da exposição, a mostra também realizará Atividades Culturais e Artísticas, no espaço do CEPAIA, aos sábados, das 14h às 17h, durante todo o mês de novembro. A programação conta com lançamento de livros, palestras, saraus, oficinas, performances e exibição de videodocumentários, associadas às pessoas e à cultura negra com a participação de Adinelson Filho, Fernando Coelho, José Menezes, Anatê, Lizandra Gonçalves e o Grupo de Pesquisa Geopoética, da Uneb.
 
Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias