Exposição em São Paulo reúne cerca de 30 artistas baianos para celebrar produção negra nacional

A exposição coletiva “Dos Brasis: arte e pensamento negro”, que estreou no último dia 2, em São Paulo, é considerada a maior união de artistas negros do país e conta com 29 nomes baianos. São, ao todo, 240 artistas, que estão tendo seus trabalhos expostos no Sesc Belenzinho. A curadoria geral é de Igor Simões, que conta com a assistência dos curadores Lorraine Mendes e Marcelo Campos. 

Um dos artistas baianos é Augusto Leal, morador de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Ele participa com duas obras: “O Jogo!”, trabalho em que ele coloca em discussão, a partir da ludicidade e do futebol, as formas de operação do racismo no Brasil; e “Sinalização Profética”, onde o artista se apropria de placas de sinalização de trânsito para indicar lugares, relações, práticas escassas no circuito de arte, ao tempo que indica distâncias a serem superadas.
 
Ht8Ww57.md.jpg
"Fiquei muito impressionado com a forma com que as pessoas se afetaram com o trabalho. São questões urgentes que fazem parte de muitas conversas entre artistas, em todo o país, mas que muitas vezes não chegam às instituições. Provocar esse debate, friccionar esses espaços, ao mesmo tempo criar um campo de acolhimento para os artistas, são interesses dessa proposição”, diz Augusto. 
 
Ht8Wbqv.md.jpg
Durante a abertura da exposição Augusto convidou os artistas Fernando Hermógenes e Silvana Marcelino para ativar a obra. O artista baiano é conhecido por levar arte ao dia a dia das pessoas, realizando diversas intervenções de rua. Um de seus feitos, juntamente à comunidade local, foi o Museu de Arte de Simões Filho (Masf), que é na verdade uma escada que agora abriga arte. (Confira aqui a reportagem). 

A exposição “Dos Brasis: arte e pensamento negro” poderá ser visitada no Sesc Belenzinho, em São Paulo, até o dia 28 de janeiro de 2024. Após esse período, ela irá circular por dez anos, em unidades do Sesc por todo o Brasil. 

Também participam os seguintes nomes baianos: Antônio Oloxedê, André Otun Laran, Otun Elebogi, Leo França, LABI,  Petinho, MAXODI, Edivaldo Bolagi, Rebeca Carapiá, Rommulo Conceição, Tiago Sant’Ana, Uiler Costa-Santos, Yêdamaria, José Eduardo Ferreira Santos, Vilma Santos,  Índio, Zaca Oliveira, Fernando Queiróz,  Ivana Magalhães, Júlio Alvez, Paulo Telles, César Bahia, Nailson,  Anderson AC, Annia Rízia, Antonio Tarsis,  Arquivo Zumvi e Eneida Sanches. 

Serviço:

DOS BRASIS – ARTE E PENSAMENTO NEGRO    
Período expositivo: 2 de agosto de 2023 a 28 de janeiro de 2024
Local: Sesc Belenzinho, Rua Padre Adelino, 1000, Belenzinho – São Paulo
Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 21h. Domingos e Feriados, das 10h às 18h  Entrada: gratuita


Fotos: Divulgação

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias