Exposição de peças artesanais marca Semana do Meio Ambiente no maior hospital de Feira

redacao@aloalobahia.com

O Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), que está completando 22 anos, promove nestas segunda (13) e terça-feira (14) ações alusivas a Semana Mundial do Meio Ambiente. Uma exposição de peças artesanais, intitulada “Do lixo ao luxo”, está entre as atividades educativas sobre consciência ambiental, segregação dos resíduos hospitalares e reciclagem que marcaram a data.

De acordo com Luciana Leocadio, coordenadora do PGRSS, este ano eles trabalharam com as diferenças do que é reciclável e do que pode ser reutilizado. “A ideia é mostrar a importância de reutilizar ou reciclar os materiais para diminuição dos impactos negativos dos mesmos para o meio ambiente. Existe um trabalho constante e diário de educação continuada, formado por 8 colaboradores do programa PGRSS, junto a equipe hospitalar para que o descarte e a segregação dos matérias sejam feitos de forma correta. Estudos comprovam muitos materiais hospitalares não são infectantes e podem ser reciclados como papel, plástico, papelão e vidros que não ofereçam risco químico e biológico”, afirma Luciana.

Sobre o Programa
Criado desde 2002, sendo aprovado pela Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA/BA) em janeiro de 2009, tendo como missão o conjunto de procedimentos de gestão e planejamento baseados em normas técnicas, legais e cientificas no gerenciamento dos resíduos produzidos nesta unidade, com uma visão de proteção do trabalhador, comunidade em geral, recursos naturais e o meio ambiente.

São desenvolvidas atividades diárias de supervisão, correção e orientação a estudantes, funcionários, pacientes, acompanhantes, visitantes e serviços móveis de emergência e urgência. Além do que preconizam as Leis, é desenvolvido internamente na ação do programa o incentivo a mudança de atitudes para problemas relacionados às questões ambientais como: acondicionamento e entrega para reciclagem de alguns resíduos. As informações são da Ascom HGCA.

Foto: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES