Exposição de Mateus Morbeck reúne obras que denunciam tragédias ambientas na Bahia

redacao@aloalobahia.com

O artista visual Mateus Morbeck traz para Salvador a sua primeira exposição individual: É tudo depois, que será aberta no dia 26 de novembro, às 16h, e prossegue até o dia 17 de dezembro, em A Galeria, no Ativa Atelier Livre, no Rio Vermelho. Após percorrer mais de 50 localidades da Bahia, a mostra, que tem curadoria conjunta dos artistas visuais Fábio Gatti e Lanussi Pasquali, reúne cinco obras realizadas a partir do derramamento de óleo no litoral nordestino, em 2019, e de queimadas na Chapada Diamantina, em 2020.
 
Para relatar essas catástrofes ambientais, o artista fotografou, coletou materiais e produziu trabalhos que unem arte e denúncia. A produção artística de Mateus Morbeck busca estimular a reflexão sobre as consequências das ações humanas: “Meu trabalho acaba orbitando nesta relação entre humanidade e meio ambiente. Busco provocar uma reflexão neste sentido. É uma questão que vai além da ambiental, é uma questão realmente de sobrevivência da nossa espécie”, pontua.
 
Mateus Morbeck possui trabalhos nas coleções do Mediterraneum Collection, em Catânia, na Itália, e do Museu da Fotografia de Fortaleza, no Ceará, e é autor do livro Maré de agosto, publicação que aborda o derramamento de óleo no litoral do Nordeste e que foi editada por meio do Ativa Atelier Livre, com recursos do Prêmio das Artes Jorge Portugal, no âmbito do Programa Aldir Blanc Bahia.

Foto: Gabriela Daltro.Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias