29 Nov 2023
Exposição coletiva do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger ocupa o Museu de Arte da Bahia a partir de dezembro

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se
Na categoria 'Ancestralidade e Representação', foram analisados trabalhos que abordam a etnofotografia enquanto possibilidade de registro e interpretação dos aspectos relacionais, familiares, sociais, dentre outros, no Brasil, garantindo a qualidade artística do registro imagético. A fotógrafa Amanda Tropicana foi a premiada com o ensaio "Memórias do Patiti Obá".
Em 'Questões Históricas', foram apreciados ensaios fotográficos que dialogam com o momento histórico contemporâneo, considerando a realidade pandêmica e suas consequências em torno dos processos ocasionados pelas vivências nos campos políticos e sociais. O premiado foi o ensaio "As Caretas do Mingau", de Matheus L8.
Já em 'Livre Temática e Técnica', foram apreciados os ensaios fotográficos documentais que registram de forma livre no que se refere à sua temática e técnica utilizadas, e que tragam aspectos despercebidos na observação do cotidiano. Na categoria, os fotógrafos Affonso Uchôa e Desali foram premiados com o ensaio "Sangue de Bairro".
Além das propostas premiadas, integrarão a mostra outros 12 ensaios fotográficos, quatro em cada categoria, incluindo "Retratistas Do Morro: O Direito Igual De Existir", dos artistas Guilherme Cunha e os Retratistas do Morro; o ensaio "Irradiará", de Chris Tigra; "Reformatório Krenak - Fragmentos De Uma Memória Subterrânea", de Leonardo Carrato; "Cama de Baleia", de Marilene Ribeiro; e mais.
A curadoria da Exposição Coletiva ficou por conta de Marcelo Campos, curador-chefe do Museu de Arte do Rio.
* Por Luana Veiga. Foto: Divulgação.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.