Ex-secretário de Estado dos EUA e Nobel da Paz, Henry Kissinger morre aos 100 anos

redacao@aloalobahia.com

O ex-secretário de Estado norte-americano, Henry Kissinger, morreu nessa quarta-feira (29), aos 100 anos. A informação foi confirmada em comunicado de sua empresa de consultoria Kissinger Associates Inc., que não divulgou a causa da morte. 

Destaque na diplomacia mundial, Kissinger foi conselheiro de Segurança Nacional e secretário de Estado, se mantendo ativo até o fim da vida, inclusive participando de reuniões na Casa Branca. Em julho deste ano, fez uma visita surpresa a Pequim, onde se encontrou com o presidente chinês Xi Jinping.

Durante a Guerra Fria, esteve presente ou participou indiretamente de muitos dos acontecimentos que mudaram a década em todo o mundo, principalmente como conselheiro de Segurança Nacional e secretário de Estado de Richard Nixon. Mesmo com a queda do presidente, em 1974, por conta do escândalo do Watergate, se manteve como força diplomática.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Apesar de receber elogios de alguns, outros o consideravam um criminoso de guerra pelo apoio a ditaduras anticomunistas, principalmente na América Latina. Chegou, nos últimos anos, a limitar suas viagens em função do desejo de alguns países de prendê-lo.

O Prêmio Nobel da Paz que ele ganhou em 1973, inclusive, foi alvo de polêmicas. LeDuc Tho, do Vietnam do Norte, que receberia conjuntamente a honraria, se recusou. Membros do Comitê Nobel chegaram a se demitir por causa da escolha, quando surgiram questões sobre o bombardeio secreto do Camboja pelos Estados Unidos.

O sepultamento será em uma cerimônia privada para a família, seguida de uma solenidade pública em Nova York.

* Por José Mion, com informações da Agência Brasil e G1. Foto: AP Photo File.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias