Ex-presidente do Banco Central, economista Affonso Celso Pastore morre aos 84 anos

redacao@aloalobahia.com

Economista e ex-presidente do Banco Central do Brasil (BC), Affonso Celso Pastore e morreu nesta quarta-feira (21), em São Paulo, aos 84 anos. Ele se dedicou, durante toda a carreira, à vida acadêmica, com dezenas de estudos e livros publicados. Mas teve também uma passagem por cargos públicos em diferentes governos.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

O economista atuou como professor e consultor na área. Pastore foi secretário da Fazenda de São Paulo entre 1979 e 1983 e presidiu o BC entre 1983 e 1985, no governo de João Figueiredo, durante a ditadura militar. Ele foi o último presidente da autarquia durante o período do regime. À época, em substituição a Carlos Langoni, Pastore teve o desafio de renegociar as obrigações internacionais do país em meio à crise de dívida externa.

Ele estava internado no Hospital Albert Einstein desde o último final de semana com problemas vasculares em uma das pernas, informou a AC Pastore, consultoria fundada pelo economista em parceria com sua esposa, a também economista Maria Cristina Pinotti.

O velório será realizado no cemitério do Morumbi nesta tarde, entre 13h e 17h.

* Por Matheus Simoni. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias