Ex-marqueteiro de Lula e do PT, João Santana assume comunicação do PDT de Ciro Gomes

redacao@aloalobahia.com

O jornalista e marqueteiro baiano João Santana passou a integrar a equipe de comunicação do PDT, partido que tem como possível candidato à presidência da República o ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes. Ex-marqueteiro de Lula e do PT, Santana foi condenado na Lava Jato por lavagem de dinheiro e chegou a ser preso por mais de um ano, antes de começar a cumprir a pena nos regimes de prisão domiciliar, semiaberto e aberto.

"Reunião de trabalho com Carlos Lupi, presidente do PDT, e com o publicitário João Santana, que nos ajuda a partir de agora na comunicação do partido", escreveu Ciro, em publicação no seu perfil no Instagram. A ida de Santana para a comunicação de Ciro e do PDT já vinha sendo especulada nas últimas semanas.

João Santana foi marqueteiro das eleições de Lula, em 2006, e de Dilma Rousseff em 2010 e 2014. Ele tem também atuação em campanhas eleitorais fora do país.

Estrategista 
Um dos primeiros trunfos que o marqueteiro João Santana utilizou, ainda na juventude, mostrava que ele já carregava o que seria sua marca registrada profissional: ser um ótimo estrategista. Foi com os versos “Índia seus cabelos nos ombros caídos”, sucesso nas vozes da dupla Cascatinha & Inhana na década de 1950 e regravado depois por vários artistas, que Santana evitou que um delegado de sua cidade acabasse com uma festa organizada por ele e seus amigos. A tal canção era a preferida do policial e Santana, sabendo disso, pediu aos amigos que a tocassem no violão assim que percebeu a aproximação do oficial. Ao ouvir os primeiros acordes, o delegado ficou emocionado e não só se juntou à molecada como também cantou o refrão. Ao fim, pediu para o pessoal maneirar no volume e saiu, desejando boa-noite. Apesar de antiga, a história, que está no livro João Santana – Um Marqueteiro no Poder (Ed. Record), do jornalista Luiz Maklouf Carvalho, mostra a rapidez de raciocínio e a astúcia daquele que se tornaria um dos principais marqueteiros do país.
184101-1-tif-Ana-Ottoni-folha-imagem-27-01-03-Escritor-e-publicitario-Joao-Santana
Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias