Evento vai oferecer exames gratuitos e orientações sobre endometriose em Salvador

redacao@aloalobahia.com

O Movimento Brasileiro de Conscientização da Endometriose (Movendo) vai promover um dia de conscientização sobre a endometriose em Salvador. O evento será no próximo dia 25 e vai oferecer exames gratuitos e orientações sobre endometriose a mulheres em idade fértil.

O evento será na sede da Associação Bahiana de Medicina (ABM), das 7h30 às 12h30. Haverá palestras com diversos especialistas, exibição de vídeo sobre a doença, distribuição de camisas e material informativo.

A programação inclui a oferta de senhas para realização gratuita de exames de sangue, ressonância magnética, ultrassonografia, sessões de fisioterapia pélvica, consultas com nutricionistas, aferição de pressão arterial, dentre outros serviços de saúde que beneficiarão 50 mulheres em idade fértil (20 a 45 anos). A distribuição de senhas acontecerá na sexta-feira (24), das 8h às 17h, na sede da ABM (Av. Baependi, 162, Ondina).

A endometriose afeta cerca de 10 - 15% da população feminina brasileira em idade fértil. Estatísticas regionais revelam que aproximadamente 60% das mulheres inférteis na Bahia são portadoras da doença, caracterizada pelo crescimento do endométrio em local inadequado, tecido que recobre a parte interna do útero. A doença se caracteriza pela migração e implantação do tecido endometrial em órgãos da região pélvica, atingindo principalmente ovários, ligamentos uterinos útero, intestino e bexiga, gerando um processo inflamatório no organismo da mulher. 

De acordo com o cirurgião pélvico Marcos Travessa, diretor do Centro de Endometriose da Bahia, as implicações da endometriose são variadas e preocupantes. Principal causa de infertilidade feminina, a doença pode causar dores intensas no período menstrual. “As dores podem, inclusive, dificultar muito ou até impedir que a mulher tenha uma vida sexual ativa e satisfatória”, afirmou o especialista.

No ano passado, a cantora Anitta contou que descobriu o diagnóstico da doença de forma tardia, após sofrer por muitos anos com dores intensas.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias