Evento celebra o ciclo de vida das baleias jubarte e tartarugas marinhas no Atlântico

A segunda edição do projeto "De Sol a Sol" vai comemorar o início da temporada de reprodução das tartarugas marinhas e despedida das baleias e seus filhotes. A atividade, que já integra o calendário oficial da prefeitura de Mata de São João (BA), acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro e se firma no calendário cultural da Praia do Forte com cortejo, mostra de vídeos e shows. De Sol a Sol é um evento que envolve dois projetos patrocinados pela Petrobras há décadas: o Tamar e o Baleia Jubarte. A ideia é que moradores, turistas e pesquisadores aproveitem para dar “boas vindas” às tartarugas marinhas e para dizer “até breve” às baleias.
 
A abertura da programação será realizada na sexta-feira,18, com mostra de vídeos e show de reggae com a cantora e trombonista argentina Pali, no Espaço Baleia Jubarte, e a atração principal deste ano será o bloco afro Ilê Aiyê no encerramento do evento na sede nacional do Projeto Tamar, em Praia do Forte. O evento conta também com cortejo cultural, caminhada de tartaruga marinha ao mar, e intercâmbio entre o programa social do Projeto Tamar, os Tamarzinhos e do grupo afro-baiano Ilê Aiyê, a Band’Erê, unidos pela proteção dos oceanos. 
 
Os pesquisadores da Fundação Pró-Tamar também já se preparam para monitorar a 39ª temporada de desova, na qual deverá voltar para o mar a tartaruga marinha 40 milhões.
 
Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias