Estudo aponta que selfies aumentaram busca por rinoplastia entre jovens; saiba quais cuidados tomar

redacao@aloalobahia.com

Um estudo recente, publicado pela Plastic & Reconstructive Surgery - revista da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos - trouxe um dado curioso e preocupante: as fotos tiradas pelas câmeras frontais dos smartphones alteraram a aparência real dos seus usuários, aumentando o nariz em até 6,5%.

Para muita gente, o que pode parecer apenas um efeito ótico tem sido um dos principais motivos do aumento da procura por intervenções cirúrgicas, como a rinoplastia, principalmente entre os mais jovens.

O estudo comparou imagens de pessoas fotografadas de formas e ângulos diferentes, comprovando não só a percepção sobre o nariz, mas também foi notada a diminuição de 12% no comprimento do queixo e o aumento da base do nariz, que parece mais larga em relação à largura do rosto.
 
H4DVUg9.md.jpg
Para o otorrinolaringologista e especialista em rinoplastia pela USP, Edson Freitas, a popularização da selfie mudou a relação dos indivíduos com a própria imagem. “O aumento do uso das redes sociais contribuiu para mais pessoas quererem realizar a rinoplastia”, explica o médico.

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil, principalmente entre os jovens. Dr. Edson afirma que muitos pacientes chegam ao consultório querendo mudar radicalmente a imagem e são aconselhados a buscar algo mais natural, que seja dentro da realidade da estrutura do rosto, trazendo uma harmonia, inclusive em relação às proporções.
 
“Em toda rinoplastia, meu objetivo é que ninguém perceba que aquele nariz foi operado, que fique um trabalho natural, elegante, e harmônico com o rosto de cada paciente”, diz o médico.
 
A cirurgia de rinosseptoplastia é indicada em casos de correção estética, e também funcionais, como, desvio de septo e hipertrofia dos cornetos inferiores. O procedimento leva cerca de três horas e é realizado com anestesia geral, com alta no mesmo dia.
 
O especialista vem conquistando cada vez mais destaque no Brasil quando o assunto é rinoplastia. Por seu consultório, localizado no Itaigara, em Salvador, o médico já recebeu e operou pacientes dos 27 estados brasileiros e de alguns países.
 
H4DWGhx.md.jpg
Sobre o Edson Freitas 
 
Edson Freitas é médico otorrinolaringologista pela Universidade de São Paulo, atua como coordenador do grupo de rinoplastia no Departamento de Otorrino da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e é membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica Facial.
 
Referência na cirurgia plástica no nariz, é pioneiro em impressão 3D médica e simulação computadorizada cirúrgica, assim como tem seus trabalhos premiados, com destaque nacional e internacional. É autor de três projetos médicos patenteados (M-scope, Otobone e Ed-angle).
 
H4DWvTJ.md.webp
Uma boa rinoplastia 
 
O passo inicial é escolher um bom especialista. A primeira dica  é checar se ele é médico. Tanto o otorrino quanto o cirurgião plástico são habilitados para realizar a rinoplastia. Procure referências, converse com outras pessoas que já fizeram a cirurgia com o profissional e veja se elas gostaram.
 
H4DXrtj.md.jpg
Como funciona a rinoplastia 

A cirurgia do nariz pode melhorar a aparência e proporção do nariz e também pode corrigir dificuldade respiratória. Ela é indicada a partir dos 16 anos. A rinoplastia pode mudar:
  • O tamanho do nariz
  • A largura do dorso nasal
  • O perfil
  • A ponta do nariz
  • Narinas grandes, largas ou arrebitadas
  • Assimetria
  • Desvio nasal
Veja entrevista com Edson Freitas: 

@rinoplastia.edson

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

Fotos: Divulgação.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias