30 Nov 2020
'Estamos mais pressionados do que no começo do ano', diz Fábio Vilas-Boas sobre situação da pandemia na Bahia

"O sistema de saúde está duplamente pressionado pela volta da quase normalidade que as pessoas estão encarando. Estamos mais pressionados do que no começo do ano. Estamos em plena pandemia, a coisa não acabou, de forma alguma. Estamos vivendo uma retomada clara de tudo e temos uma elevação do número de casos, de pessoas internadas em todas as regiões do estado, e de forma mais grave do que ocorreu no começo. E estaos vendo a necessidade de UTI aumentando tanto pra covid, quanto pra casos como doenças de infarto, AVC, acidentes, o que aumenta essa sobrecarga", explicou Vilas-Boas.
De acordo com a avaliação do titular da pasta, o período eleitoral, com carreatas e comícios que provocaram aglomerações durante as campanhas, contribuiu para o aumento significativo do número de casos confirmados da doença e de casos ativos.
Com o atual cenário, o secretário afirma que uma mobilização pela reabertura leitos exclusivos para pacientes com covid-19 tem sido necessária tanto na capital quanto no interior. "Embora não tenhamos até esse momento uma elevação na taxa de letalidade por covid, é possível que isso venha a acontecer nas próximas semanas, porque a covid é uma doença que não mata nos primeiros dias. Quando ela mata, geralmente isso ocorre em um mês, então é possível que a gente veja sim, um aumento no número de mortos", acrescenta.