14 Jan 2024
Estado autoriza processo para tornar Noite da Beleza Negra bem cultural imaterial da Bahia: 'dívida social'

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
A autorização para que a Noite da Beleza Negra se torne patrimônio foi feita através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), em parceria com Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi).
"Esse concurso traz a elevação da estima das mulheres negras, não apenas pela exaltação da beleza, mas também pela inteligência e cultura ancestral, força e sensibilidade. Por isso, iniciamos o movimento de patrimonializar essa festa. É um reconhecimento do Estado, é uma dívida social com esta instituição pioneira", declarou o governador Jerônimo Rodrigues, no evento, parabenizando o Ilê e as 15 finalistas, em especial às três primeiras e à campeã, a Deusa do Ébano.
Porta-voz do Ilê Aiyê no Carnaval do ano em que é vitoriosa, a Deusa do Ébano ainda acompanha o bloco em shows no Brasil e fora, até o próximo Carnaval. Para eleger a campeão, os jurados levam em conta estética, dança e conhecimento sobre ancestralidade negra. No segundo e terceiro lugar ficaram Lorena Xavier Silveira Bispo e Caroline Xavier de Almeida, respectivamente.
* Por José Mion, com informações do jornal Correio. Foto: Divulgação/Ilê Aiyê.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.