Estação Campo da Pólvora recebe exposição de fotógrafo premiado

redacao@aloalobahia.com

Em outubro, o fotógrafo André François leva a exposição Ubuntu para a Estação de Metrô Campo da Pólvora, em Salvador, de 4/10 a 3/11. Realizado pela ONG ImageMagica e ProAC, a mostra faz parte de um documentário fotográfico que busca sensibilizar as pessoas sobre a importância da saúde e da qualidade de vida por meio do cuidado e da conexão entre diferentes culturas ao redor do mundo. O projeto ainda conta com o patrocínio da Air Liquide e o apoio das empresas Astrazeneca e Pfizer.
LiHNNn.md.jpg
Idealizada pelo fotógrafo, em parceria com a jornalista Paula Poleto, a exposição conta com retratos que trazem a reflexão sobre as relações humanas em diferentes culturas ao redor do mundo. O que une todo o projeto é a filosofia africana Ubuntu, que traz esse conceito de humanidade, pertencimento e comunidade. Ubuntu significa: "uma pessoa é uma pessoa através de outras pessoas". Você é quem você é por causa da relação que tem com os outros ao seu redor. Ou simplesmente: eu sou porque nós somos.
LiHkoG.md.jpg
Ao longo de 13 anos, o fotógrafo registrou inúmeras iniciativas positivas na educação e na saúde em comunidades de 15 países. Temas como acesso à água, o cuidado ao meio ambiente e os direitos humanos também fazem parte do projeto. Para alcançar tantas histórias, André e Paula visitaram diversos lugares ao redor do mundo, como as comunidades Yanomami, em Roraima, no Brasil, e os Inuits, em Nunavut, no Canadá, passando por Japão, China, Bolívia, Camboja, Estados Unidos e Haiti, até África do Sul, Lesoto, Moçambique, Quênia, Uganda, Ruanda e Burundi. No evento mais recente da pandemia da COVID-19, André foi mais uma vez a campo para registrar o importante trabalho das equipes de saúde com os pacientes brasileiros. Todos os temas abordados estão interligados e reforçam a importância das conexões humanas. "Essa exposição traz uma seleção de retratos feitos ao longo dessa experiência transformadora de aprendizado que é o Ubuntu. Ao olhar nos olhos das pessoas retratadas podemos, muitas vezes, nos ver refletidos ali, nas dores, nos desafios e na resiliência que nos une como seres humanos. Eu sou porque nós somos", afirma André François.
LiH8P4.md.jpg
A ação integra o Bora de Metrô, programa da CCR Metrô Bahia que apoia a arte e realiza eventos culturais e de entretenimento no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. "Ao promover este tipo de iniciativa nas instalações do Sistema Metroviário, reforçamos o compromisso de tornar ainda melhor a experiência do nosso cliente, além de fomentar o desenvolvimento de ações culturais e artísticas no nosso Estado", explica André Costa, diretor da CCR Metrô Bahia.

Fotos: André François. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias