Especialistas dão dez dicas para acertar no projeto do imóvel recém-adquirido

Seja para morar só, compartilhar a vida com a cara metade ou mudar-se com a família, os preparativos para um novo lar envolvem muitos sonhos, algumas inseguranças, uma dose de ansiedade, além de reserva de dinheiro e tempo. Mas tudo isso pode ser controlado e se tornar uma das experiências mais prazerosas da vida se todos os passos até a virada da chave na porta acontecer com planejamento.
 
É isso que ensina Carol Gaspar e Cauã Witzke, sócios da GW Arquitetos, há dez anos atuando juntos no mercado de arquitetura. Mais recentemente, a própria dupla tem experimentado na vida pessoal o que é rotina na profissional, já que ambos estão em meio às reformas de seus futuros apartamentos. Ativa nas redes sociais, Carol criou até uma série de vídeos, o Diário de Reforma, na qual compartilha o passo a passo na construção do lar que vai dividir com o noivo, Felipe Monteiro.
 
“Coincidentemente, eu e Cauã estamos nesse momento de nossas vidas e nossos clientes têm muita curiosidade sobre nossas escolhas. Por isso, resolvi compartilhar com eles e, também, com os seguidores, que interagem muito”, conta Carol, que nos vídeos compartilhados busca democratizar as informações mais técnicas, como escolhas de piso e revestimentos e até cronogramas de obra e orçamento.
   
De olho nessas informações preciosas, o Alô Alô Bahia convidou Carol e Cauã para listarem dicas destinadas a quem em breve terá um novo lar
 
1) A escolha do imóvel vai muito além da metragem. É preciso pensar na localização, andar (se for apartamento), se é poente ou nascente, se é um imóvel novo ou antigo. “Eu e Felipe estamos noivos há dois anos e, por conta da pandemia, decidimos morar juntos. A vivência do aluguel foi fundamental para nossa decisão da compra do apartamento porque experimentamos na prática tudo que impacta, até mesmo a relação com os vizinhos”, diz Carol.
carole-caua2) “É preciso se reconhecer dentro do espaço, imaginar-se nele e ir definindo o que é esse ‘imóvel ideal’”, dá a dica Cauã. “Muitos clientes chegam no escritório e não sabem expressar o que imaginam, o que gostam e nós fazemos esse trabalho de estímulo para que tomem as decisões pensando, por exemplo, na rotina da casa e tentem se imaginar acordando, tomando café da manhã ou se reunindo ao fim do dia. Isso impacta no tamanho e localização da mesa de jantar, por exemplo”. 
 
3) A terceira dica complementa a segunda: “Hoje, a gente tem muita informação em redes sociais, o que faz com que as escolhas sejam feitas muito pela beleza estética. Mas é preciso se sentir dentro daquele ambiente pretendido e saber se aquela ideia se encaixa em seu dia a dia. Sabe aquela sensação de chegar em um lugar e dizer: por mim, moraria aqui?”, diz Cauã. 
 
4) Nos últimos cinco anos, as pessoas passaram a entender melhor a importância de se ter um profissional de arquitetura em todas as etapas do processo. Além de tocar a obra em si, é ele quem vai ajudar o cliente a montar o orçamento e o cronograma da reforma, momento crucial para se saber quanto tempo e quanto vai se gastar até a hora da mudança definitiva para a casa nova. “O entendimento do processo é fundamental, então sempre fazemos um esquema de passo a passo para o cliente dominar o que está vivendo e se sentir inserido. Isso diminui a ansiedade e torna tudo mais prazeroso”, explica o arquiteto.
 
5) Mesmo sendo feita em etapas, diversos trechos da obra correm em paralelo, então, o planejamento inicial é realizado pensando no todo, como a decisão dos pontos de luz e de energia, por exemplo. “Se a pessoa começa a obra sem se planejar, vai tomar decisões que vão atrasar e impactar no orçamento. É preciso a união de todos os elementos e definições para concluir no tempo planejado”, explica Cauã. 
carol-e6) De acordo com Carol, uma das fases mais importantes da obra é a da base, quando piso, revestimentos, iluminação e pintura são escolhidos. “Isso já dá uma transformada, como painéis em madeira, detalhes em pedra ou mármore, que valorizam muito a casa. Quanto mais neutros e resistentes são os materiais, mais tempo se leva até que seja preciso fazer alguma modificação”.
 
7) O momento da escolha dos planejados também é importante e envolve algo que os clientes muitas vezes acham que pode ser decidido depois: a escolha dos eletrodomésticos de grande porte, como geladeira, fogão, adega, fornos, freezer, além de televisão e tudo o mais que envolva encaixe e fiação embutida. 
 
8) Mas de nada adianta todos estes cuidados se não tiver uma mão de obra especializada para a execução. “Prazo, qualidade e técnica são fundamentais. Existe uma diferença nítida de quando se tem uma empresa séria por trás, porque há um compromisso com a entrega. Muitas vezes o cliente acha que está economizando contratando de forma avulsa, mas a conta no final não fecha nem no orçamento nem no prazo”, afirma Carol. Esse olhar deve ser o mesmo para a escolha de móveis planejados, por exemplo. “Temos que lidar com uma empresa séria, que dê garantia e suporte para evitar dor de cabeça”, completa.
 
9) Não é porque você está indo para uma casa ou apartamento novo que não pode levar consigo itens da antiga morada. Todo mundo tem um móvel, objeto decorativo ou obra de arte que herdou de um familiar querido, comprou em uma viagem ou ganhou de presente. “Eu e Felipe viemos construindo nosso acervo ao longo destes cinco anos de relacionamento e que tem significado, como um quadro da Pena Cal Galeria que elegi para a primeira CASACOR que a GW participou e que, coincidentemente, era algo que Felipe já queria ter”, relata Carol.
 
10) O trabalho de um escritório de arquitetura envolve produto e serviço. É um contrato a longo prazo que começa na entrega das plantas, mas passa pelo acompanhamento de todas as etapas da obra até a entrega. “O segredo para dar tudo certo é a confiança estabelecida entre os arquitetos e os clientes. A partir de nossas provocações iniciais surge uma vontade de participar”, diz Cauã. “Antes da entrega das chaves, fazemos a produção final e o cliente leva seus itens pessoais. O escritório gerencia as entregas de mobiliário, planejados, boxes e espelhos e cuida da produção final dos ornamentos. Brincamos que entregamos a casa pronta, com flores e cheirinho. Isso faz a diferença na experiência, humaniza esse momento tão importante. Já tivemos um cliente que criou o hábito de ter sempre flores em casa depois de receber as primeiras de nós quando entregamos o imóvel pronto para morar”, conclui Carol.
carol-e-causa-saaFotos dos profissionais: ATO Filmes. Fotos ambientes: Rodrigo Melo. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias