Especialista dá dicas de como gerenciar resíduos domésticos em tempos de isolamento social

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Públicas e Resíduos Especiais (Abrelpe) a quantidade de lixos domiciliares ao longo deste período de isolamento social será de 15 a 25% a mais, já que as pessoas passam mais tempo em casa. 

“A produção de lixo nos últimos dias tem crescido bastante, principalmente por causa dos aplicativos e delivery de comidas que entregam seus produtos no isopor ou em uma caixa plástica, com sacolas plásticas e talheres plásticos”, revela Marcus Nakagawa, especialista em sustentabilidade.

Saber separar e descartar os resíduos de modo adequado pode ajudar a diminuir os impactos ambientais, além de evitar o crescimento de aterros sanitários e diminuir a exposição excessiva dos coletores de lixo ao COVID-19. Segundo Nakagawa, esse é um tempo de reflexão sobre o modelo de vida que levamos,  por isso, ele lista algumas recomendações básicas que podem fazer total diferença. Veja!

Levante os tipos de resíduos gerados – Conhecer os resíduos que você consome é fundamental para fazer a gestão deles. Isso facilita na hora de separar o trajeto dos produtos orgânicos dos inorgânicos.
 

Higienize as embalagens – Lavar com água todos os produtos, alimentos e embalagens são medidas recomendáveis há anos, mas em tempos de crise, isso se torna essencial para evitar o contágio com o vírus.

Recicle restos de comida - Cascas de frutas e restos das refeições podem servir de adubo para hortas orgânicas até mesmo dentro de casa.
 

Escolha sacolas biodegradáveis - Esses tipos de sacola tem fácil absorção no meio ambiente e duram bem menos do que as sacolas de plástico convencionais.
 

Feche bem as sacolas – A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Públicas e Resíduos Especiais orienta os infectados pelo COVID-19 a não separar os lixos domésticos, mas caso não exista outra opção, é ideal fechar bem as sacolas a fim de não disseminar o vírus com tanta facilidade.

Foto: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias