Escritor soteropolitano de apenas 19 anos lança livro de poemas

Jonas Gabriel tem apenas 19 anos, mas já publicou seu primeiro livro, “A Poesia Cura”, um compilado de 11 textos e ilustrações que traduzem a sensibilidade do jovem autor soteropolitano.  “O livro fala sobre a vida como ela é. Muita gente acha que poesia sempre tem um tom fantasioso, do ‘mundo da lua’, e eu não acredito que as coisas sejam por esse caminho. As poesias presentes no livro têm uma diversidade, vão de afrofuturismo a autoajuda, de poesias que retratam a realidade da cidade a poesias que falam sobre como lidar com sentimentos”, explica.

O título da obra veio da crença do autor de que a cura é proporcionada pela arte. “A poesia é um elemento que está presente da dança a pintura. E dentro da realidade de dor que temos vivido, eu confio no poder que ela tem de realizar esse processo de cura de dentro pra fora, exercendo forte influência no olhar de quem recebe essa dádiva”, acredita Jonas, que diz já ter nascido poeta. “Fui alfabetizado em casa pela minha mãe e me lembro que, por volta de meus 10, 12 anos, já escrevia algumas coisas”, relata.

A descoberta da profissão se deu um pouco mais tarde. “Sempre tive acesso muito fácil à literatura, tanto em casa quanto na escola, mas foi durante as aulas de português, literatura e redação que tive contato com ela [a poesia]”, revela Jonas, que tem como inspirações Ryane Leão (@ondejazzmeucoracao), Marcelino Freire (@marcelinofreireescritor) e Lara Nunes (@feitoarvore), além da mãe, Adriana Ferreira, que assina uma das poesias do livro.


Publicado pela Cogito Editora, com recursos da Lei Aldir Blanc, “A Poesia Cura” está à venda pelo perfil de Jonas Gabriel no Instagram - @opoesiar – e custa R$ 30. Além da obra é possível adquirir fotografias autorais e exclusivas que trazem uma relação direta com as temáticas abordadas pelas poesias do livro.

Fotos: Leandro Anjos/divulgaçãoSiga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias