Escolas brasileiras são finalistas em prêmio internacional de educação


Duas escolas brasileiras estão entre as finalistas do prêmio Melhores Escolas do Mundo, promovido pela organização britânica T4 Education e apoiado pela Fundação Lemann, com o objetivo de compartilhar boas práticas que estão transformando a vida dos estudantes e fazendo diferença nas comunidades onde as escolas estão inseridas. Das mais de 100 instituições participantes, os destaques brasileiros na iniciativa global são a Escola Joaquim Bastos Gonçalves, de Carnaubal, no Ceará, e a Escola Professor Edson Pisani, de Belo Horizonte, em Minas Gerais. 

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

O prêmio, criado em 2022, conta com as categorias "Ação ambiental", "Inovação", "Superação de adversidades", "Colaboração comunitária" e "Apoiando vidas saudáveis". Em cada uma delas, três escolas foram selecionadas como finalistas. Os vencedores serão escolhidos por uma academia de juízes especializados e serão anunciados neste sábado (4). 

Com o projeto "Mais favela, menos lixo", a escola Professor Edson Pisani, localizada em um dos maiores conjuntos de favelas de Belo Horizonte, concorre na categoria "Colaboração comunitária". Visando fortalecer a consciência ambiental na comunidade, a instituição colocou ganchinhos na porta das casas dos moradores para que os resíduos possam ficar pendurados, evitando que os animais espalhem a sujeira pelos becos.

“As pessoas que moram aqui têm que lutar muito para ter inclusão e aí eu acho que já entra a importância da nossa escola aqui dentro dessa favela”, diz a diretora Eleusa Fiuza, em vídeo feito para a premiação. “Não somos uma escola separada dessa comunidade, a gente é inserida no espaço, é uma escola que extrapola seus muros”, acrescenta.   

Já a Escola Joaquim Bastos Gonçalves concorre na categoria "Apoiando vidas saudáveis" com o projeto "Adote um aluno", que envolve psicólogos do Brasil todo, de forma voluntária. A iniciativa identifica os estudantes vulneráveis, oferece assistência de um psicólogo profissional, ajuda os estudantes a trabalharem mais eficazmente as competências socioemocionais nas salas de aula e educa a comunidade escolar sobre a importância da saúde mental

A escola tem uma responsabilidade não apenas com educação, mas com a formação cidadã, com a parte social do aluno, com as emoções. Nossa escola formou praticamente toda a população de Carnaubal, que é uma cidade jovem”, diz o diretor da escola, Helton Souza Brito, no vídeo da premiação. 



* Por Marcele Neves. Foto: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias