21 Nov 2023
Equipe baiana de filme sobre canção 'É d'Oxum' ganha sete prêmios em festival internacional de cinema

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Os sete prêmios vieram, em forma de apoio, de sete empresas colombianas do setor audiovisual, com ampla atuação no mercado latino-americano: E-Motion, La Colemba, Oshumaré Transmedia SAS, Olarteam, Filma Afro, Cajanegra e Canal Cultura. Cada incentivadora oferecerá uma variedade de serviços e consultorias no decorrer do desenvolvimento do projeto até o seu lançamento.
O filme já tem uma versão em curta-metragem, com estreia marcada para 2 de dezembro, em Salvador. Com as sete premiações, o desenvolvimento do formato de longa-metragem será viabilizado e acontecerá a partir do curta, que serve como base e parte da pesquisa que norteia “É d’Oxum”.

Ondina Duarte, idealizadora do filme “É d’Oxum” e filha caçula de Gerônimo, um dos compositores da canção que dá nome e sentido ao projeto, se declara orgulhosa do feito. “Muito feliz de levar a história da música do meu pai para o cinema, e, assim, buscar imortalizar tanto ele quanto a música”, reitera a cineasta.
“É muito bom a gente, enquanto criador, ver aquela ideia que eu tive lá na pandemia, saindo do papel e tomando os seus caminhos. A ficha só caiu hoje. Sete é um número cabalístico, é o meu número de sorte. E eis que a gente ganha sete prêmios, e se destaca aqui no festival internacional”, define Ondina.

“O SAPCINE é uma janela aberta para a América Latina, é um selo de qualidade para nossa identidade, principalmente para o Brasil que, por falar uma língua própria, enfrenta barreiras no firmamento dessas parcerias. O SAPCINE vem, então, para criar pontes”, elogia Sol, que já esteve em outra edição do festival.

Para Cássio Nobre, roteirista e coordenador de produção pela Couraça Criações Culturais, a participação do projeto "É d'Oxum" no SAPCINE foi fundamental para a conquista do reconhecimento a nível internacional e, assim, de mais apoios. "Um dos nossos maiores objetivos almejados com esta vinda para a Colômbia era justamente dar um primeiro passo em direção à internacionalização deste documentário longa-metragem, que está em fase de desenvolvimento inicial", justifica ele.
E emenda: "Esperamos continuar esse processo de intercâmbio entre o Brasil e outros países na América Latina, e agregar a presença musical do artista Gerônimo nas ações de impacto que o projeto terá mais adiante, por exemplo, com intercâmbios musicais entre este artista baiano e artistas da música latino americana, impulsionando não somente o audiovisual baiano, mas também a música da Bahia”.

A diretora exalta, ainda, a união da equipe técnica como fator determinante para as sete conquistas no SAPCINE. “Foi justamente por esse alinhamento estratégico de discurso, acima de tudo. Acho que o resultado das premiações foi justamente isso. Devemos seguir o processo da mesma forma, com essa sintonia. Essa é a maior força que tem esse projeto: a gente ter construído um, juntos”, enfatiza Day Sena.
Sobre “É d’Oxum – A força que mora n’água”
O filme "É d'Oxum – A força que mora n'água" é uma realização da Couraça Criações, tem direção de Day Sena e roteiro e produção de Ondina Duarte e Cássio Nobre. A trilha sonora é executada pelo maestro Ubiratan Marques. Na produção, personalidades como Margareth Menezes, Daniela Mercury, Armandinho, professor Edvaldo Brito, Roberto Santana, Márcia Short, Ana Mametto e Lia Chaves expressam de que maneira "É d’Oxum" se entrelaça às suas vidas artísticas, religiosas ou pessoais, e reforçam como a canção é um sucesso fundamental nos repertórios.
No projeto, a icônica música é apresentada poeticamente como um dos elementos que melhor traduzem o sentimento perene de pertencimento identitário, vivido por soteropolitanos e baianos, ainda que tenha sido escrita há mais de 35 anos. De lá para cá, a composição é entoada, sem cansar nem cessar, pelo público e por grandes nomes da música brasileira – alguns deles presentes nos depoimentos do documentário.
O lançamento do curta-metragem será no dia 2 de dezembro, sábado, às 19h, no centro cultural Casa Rosa, instalado em um casarão histórico na Praça Colombo, próximo ao Largo da Mariquita, no Rio Vermelho. O projeto tem apoio e patrocínio da Bahiagás.
A exibição do curta, primeiro momento do evento, será para convidados. Um debate com a equipe do curta e um coquetel, realizados após a sessão, reunirão figuras públicas de influência e da imprensa baiana. Na sequência, o mensageiro da alegria e a banda Monte Serrat convidam ao palco a Baiana System, às 21h, para uma apresentação inédita, aberta ao público. Os ingressos já estão esgotados.
* Por Naiana Ribeiro. Fotos: Reprodução/Redes Sociais e Divulgação.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.