Entrevista: veja como o colégio Villa Global Education se preparou para os novos desafios da educação

A educadora Viviane Brito é CEO do Villa Global Education | Foto: Elias Dantas/ Alô Alô Bahia. 

Enquanto as aulas presenciais continuam suspensas na Bahia, o colégio Villa Global Education dá continuidade ao seu ano letivo através do ensino remoto. Em uma entrevista exclusiva ao Alô Alô Bahia, a educadora Viviane Brito, CEO do Villa, destaca o preparo pedagógico, a infraestrutura e a estrutura tecnológica da instituição para executar o planejamento anual, seja no formato online, híbrido, ou presencial, quando houver liberação.

Ela conta sobre o projeto pedagógico próprio, desenvolvido pela escola, que entende as novas necessidades do aluno ao se preparar para um futuro complexo e multifacetado. Confira mais detalhes na entrevista.
 
Alô Alô Bahia - Sabemos que o Villa é o sonho de uma família que se consolidou como um grupo empresarial na cidade. Como a educação se insere nisso?
 
Viviane Brito - O interesse e o vínculo com a educação são antigos e remontam a vocação da matriarca da família para o magistério. Hoje, a terceira geração está engajada nos projetos educacionais, num processo de profissionalização e aprimoramento incessante.
Para eles, a área educacional é o centro dos interesses e dos investimentos da família, tanto em recursos físicos, quanto tecnológicos, mas prioritariamente na formação de uma equipe coesa, dedicada e verdadeiramente comprometida com a educação.
 
Alô Alô Bahia - Quais os valores do Villa e como são transmitidos para os alunos?
 
Viviane Brito - O Villa é uma escola brasileira, bilíngue e multicultural, alinhada ao cenário contemporâneo da educação e que tem como centralidade de suas ações a formação integral dos alunos. Os alicerces dessa formação integral perpassam pelos mais importantes aspectos da experiência humana, como a convivência, a autoestima, além do conhecimento científico, acadêmico e tecnológico. Esses valores, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades, são construídos por meio de pedagogias ativas, em que os alunos são estimulados para a busca do conhecimento, num exercício de protagonismo e autonomia.
 
Alô Alô Bahia - O Villa desenvolveu um programa pedagógico próprio. Fale um pouco mais sobre isso.
 
Viviane Brito - O Villa expressa os rumos e desdobramentos do seu programa de educação por meio de dimensões curriculares, que são guias para todas as experiências de aprendizagem, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Ao materializar as sete dimensões curriculares nas práticas pedagógicas – Multiletramento, Pensamento Científico, Cultura Digital, Autoria, Inteligência Socioemocional, Sustentabilidade e Interculturalidade –, o Villa garante, além das competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), competências direcionadas para o perfil de saída dos alunos, para que esses estudantes saiam preparados para o futuro complexo e multifacetado que os espera.
 
Alô Alô Bahia - A prática pedagógica do Villa tem algum diferencial?
 
Viviane Brito - Promovemos um trabalho de autoconhecimento por meio da reflexão do aluno sobre a própria aprendizagem. Através do webfólio, registro produzido pelos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio sobre o próprio aprendizado, o aluno escreve seu Memorial, sua trajetória pelo conhecimento e reflete sobre possíveis caminhos na elaboração de um plano na construção de seu Projeto de Vida.
 
Alô Alô Bahia - Por que o Villa se entende como uma escola global?
 
Viviane Brito - Estamos, permanentemente, conectados com diferentes culturas. Isso significa pensar de forma global e agir localmente, abraçar as nossas origens e estar prontos para navegar pelo mundo. Para o Villa, uma educação global de verdade não significa apenas saber falar outras línguas ou desfrutar de experiências em outras localidades. Além disso, entendemos que a escola é o lugar onde se constrói a identidade pessoal, social e cultural, o lugar onde se constrói humanidades. E isso nos confere uma cidadania global, condição que está no escopo do Programa Educacional do Villa.
 
Alô Alô Bahia - A estrutura física do Villa é uma referência. O que você destaca na infraestrutura?
 
Viviane Brito - Nossas escolas foram construídas para atender ao programa pedagógico de forma completa. Os dois campi são equipados com salas de aulas com iluminação natural, tratamento acústico e sistema independente de renovação de oxigênio e filtragem de água.

Os corredores e salas de aula possuem ventilação e iluminação natural. As salas e todos os ambientes acadêmicos possuem acabamento com padrão hospitalar, com paredes revestidas em chapas laminadas melamínicas e pisos em material vinílico.

Além disso as escolas possuem espaço de eventos multiuso (black box), quadras poliesportivas e áreas comuns separadas por faixas etárias. Todos estes cuidados atribuíram ao Villa em 2016, o Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa - a maior premiação da América Latina, na categoria Obra de Educação Realizada.
 
Alô Alô Bahia - Tecnologia é uma das marcas da escola. Como se dá essa conexão com a educação?
 
Viviane Brito - Desde a fundação do Villa, houve um investimento contínuo e integrado do uso das tecnologias de informação e comunicação, tanto na gestão escolar, quanto na formação de professores, no engajamento dos alunos e na eficácia da comunicação com as famílias, o que facilitou a adaptação do Villa ao ensino remoto. A tecnologia no Villa é usada como linguagem, perfeitamente integrada às dimensões curriculares da escola. 

O nosso aluno é estimulado para o desenvolvimento da fluência digital, para autoria e trabalho colaborativo com uso de recursos digitais. Hoje, a escola possui uma plataforma educacional própria e um web currículo que mapeia o ensino e a aprendizagem, a formação de professores e o registro minucioso de avaliação que permite o acompanhamento do aluno e o aperfeiçoamento curricular.
 
Alô Alô Bahia - Quais são as expectativas para este ano letivo?
 
Viviane Brito - Que seja produtivo como o anterior, apesar das rupturas e incertezas provocadas em 2020. O Villa Global Education está preparado para enfrentar desafios. Seus professores estão respaldados e os planejamentos compostos para propiciar a execução segura, seja por meio remoto, presencial ou híbrido. A robusta estrutura de tecnologia e a gestão segura do currículo, certamente garantirão o êxito pedagógico almejado.
 
Alô Alô Bahia - O que vai mudar no novo presencial?
 
Viviane Brito - Estamos totalmente preparados para o retorno presencial ou  híbrido, assim que for liberado. Entre as medidas que compõem os protocolos sanitários, além da obrigatoriedade de máscaras, aferição de temperatura e disposição de tapetes sanitizantes, haverá maior frequência na limpeza dos ambientes, lavatórios extras, divisórias nas mesas dos restaurantes e biblioteca e dispensers de álcool em gel por toda a escola.

Para evitar aglomerações, novos horários foram estabelecidos, assim como escalonamento para revezar a frequência dos alunos às aulas presenciais e remotas, lembrando que ficará a critério das famílias optar pelas aulas presenciais.

Testes serão realizados na equipe profissional, que usará obrigatoriamente equipamentos de higiene e segurança sanitária.

Já o protocolo afetivo, que faz parte do Programa de Acolhimento do Villa, foi atualizado e conta com ações e estratégias que contribuem para a adaptação e o sentimento de pertencimento dos alunos ao ambiente escolar.
 
Alô Alô Bahia - Diante de tantas mudanças, quais conselhos podemos deixar para as famílias na hora de escolher uma escola?
 
Viviane Brito - Neste momento, é importante verificar se a escola está preparada para operar nas modalidades de trabalho possíveis neste período pandêmico: aulas presenciais, remotas e híbridas. Outro aspecto fundamental é o da segurança sanitária que deverá ser robusta e  transparente.
Considerando o momento, a estrutura física também é muito importante, pois deve oferecer recursos para que as atividades pedagógicas se dividam entre os espaços da escola. Finalmente, depois do longo período de afastamento que trouxe ônus aos estudantes, a família precisa ainda informar-se sobre como seus filhos serão recebidos e acolhidos nas suas necessidades pedagógicas, sociais e emocionais.
 
O Alô Alô foi convidado para conhecer, em primeira mão, como vai ficar o Villa Litoral Norte. Confira na galeria de fotos.
galeria-villa-Litoralnorte1
galeria-villa-Litoralnorte2
galeria-villa-Litoralnorte5
galeria-villa-Litoralnorte4
galeria-villa-Litoralnorte3
galeria-villa-Litoralnorte6
galeria-villa-Litoralnorte7
galeria-villa-Litoralnorte10
galeria-villa-Litoralnorte9
galeria-villa-Litoralnorte8
galeria-villa-Litoralnorte11
galeria-villa-Litoralnorte13
galeria-villa-Litoralnorte14
Fotos: Elias Dantas/Alô Alô Bahia. Siga o insta @sitealoalobahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias