Entidade alerta para risco de acidentes com baleias no litoral de Salvador

As baleias jubartes anualmente migram para a costa brasileira para terem seus filhotes e, cada vez mais, estão se aproximando do litoral baiano, após passarem por Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Comportamento atípico desses grandes mamíferos que amplia o perigo de ficarem presos em redes de pesca, fato que tem acontecido com mais frequência.

A partir deste alerta, representantes do Instituto Redemar Brasil, com apoio da Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB), do Programa de Extensão Interdisciplinar de Preservação do Oceano da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ocean Care BR) e da Aquamar, lançaram o Projeto Baleias Soteropolitanas (PBS). O objetivo é monitorar os animais com o intuito de prevenir acidentes durante a temporada das baleias, que vai de julho a novembro.

O projeto pretende criar um mapa de avistamentos das jubartes no litoral de Salvador, facilitando a identificação da rota das baleias na região e conscientizando a população. “Nem todo soteropolitano sabe que Salvador é a capital da Amazônia Azul.  Quem mora aqui precisa aprender a preservar a vida marinha... Essa conscientização fomenta a preservação ambiental e, ao mesmo tempo, o que chamamos de TOBE ou Turismo de Observação de Baleias Embarcado”, destacou o  presidente do Redemar Brasil, William Freitas.

Foto: Reprodução/Instagram. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias