Entenda o que é Afasia Progressiva Primária, doença rara que causou a morte de Alicinha Cavalcanti

redacao@aloalobahia.com

Uma das promoters mais famosas do Brasil, Alicinha Cavalcanti morreu nesta segunda-feira (2), aos 58 anos, em decorrência da Afasia Progressiva Primária (APP). Para falar sobre a doença, o Alô Alô Bahia recrutou o médico neurologista Ivar Brandi, que possui mestrado em medicina e saúde pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduação em pesquisa clínica pela Harvard Medical School, além de cursar pós-graduação em Neurociências e Comportamento na PUC/RS.

“Afasia progressiva primária (APP) é uma causa de demência e faz parte de um grupo de doenças chamado demência fronto-temporal (DFT).

O grupo de DFT representa a segunda causa mais frequente de demência degenerativa. A principal causa de demência é a doença de Alzheimer. Nos casos de APP os sintomas iniciais são caracterizados por dificuldades de linguagem, na compreensão e/ou na expressão da linguagem. As pessoas acometidas passam a apresentar dificuldades na nomeação de objetos e pessoas, na compreensão de sentenças complexas e na elaboração de frases. A fala torna-se mais lenta, com pausas prolongadas em decorrência da tentativa de encontrar as palavras corretas. Podem ocorrer erros gramaticais, redução da fluência e da prosódia. O comprometimento da memória, comum nas fases iniciais da doença de Alzheimer, ocorre tardiamente na APP, mas, com o passar do tempo, outras funções cognitivas podem ser envolvidas levando a comprometimento da autonomia e independência do paciente.

Em alguns casos de APP podem ocorrer sintomas motores associados, semelhantes aos sintomas da Esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Outra diferença em relação à doença de Alzheimer: a Afasia progressiva tem início em idade mais jovem, por volta dos 50 anos de idade, em contraste com a DA que tende a ocorrer por volta dos 65 anos de idade.

O diagnóstico é realizado através de avaliação neurológica, testes neuropsicológicos e estudos de neuro imagem como Ressonância magnética, SPECT e PET-FDG, exames disponíveis em Salvador”.
ivar-brandi-sequelas-covid-alo-alo-bahia
Fotos: Evandro Silva e Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias