16 Dec 2023
'Então, é Natal': Atração do Natal de Salvador neste sábado (16), Simone diz se divertir com memes de sucesso
A música é a primeira faixa do CD "25 de Dezembro", que também traz clássicos como "Bate o Sino", "Noite Feliz" e "Boas Festas" (com a Timbalada). Pode-se dizer que este foi um dos primeiros álbuns brasileiros a dar um tratamento pop ao repertório natalino, inclusive na campanha massiva de marketing, o que na indústria americana já era fato consolidado. No Brasil, o disco de Simone teve mais de um milhão de cópias vendidas, se consagrando como maior sucesso de vendas da carreira dela.
No original, a canção é "Happy Christmas (War is Over)", escrita, gravada e cantada por Lennon e Yoko, em 1971, como protesto contra a Guerra do Vietnã. O responsável pela adaptação foi o compositor Cláudio Rabello. No ano seguinte ao lançamento no Brasil, Simone fez ainda uma versão em espanhol do disco (25 de Diciembre), transformando "Então é Natal" em "Llegó Navidad" - o álbum foi relançado em 2023 nas plataformas digitais.
Além destas duas com a voz de Simone, ouvimos versões em outras vozes em ritmos como rock, pagode e sertanejo, sendo a deste último gravada por Luan Santana. Além das versões espalhadas por aí, são muitos os memes.
As críticas na época do lançamento vieram, principalmente da reprodução exaustiva da canção nas rádios e até nos shoppings, fruto, segundo especialistas do ramo, do marketing agressivo de Marcos Maynard, executivo da gravadora Polygram, para onde Simone havia migrado. Já os memes seguem firmes, agarrados à resposta do questionamento inicial da canção, "então, é Natal, e o que você fez?": "nada", "um monte de dívidas", "engordei", "fiz o que deu".
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Em entrevista ao jornal Correio, Simone falou sobre o que acha da música, do álbum, das críticas e de sua associação com os festejos natalinos, e ainda contou sobre a sua relação com o Natal e o que os fãs podem esperar de sua apresentação deste sábado (16) na Praça Municipal.
"Eu gostava dos álbuns natalinos produzidos por artistas como Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Elvis Presley, Bob Dylan e tantos outros. Nasci no dia 25 de dezembro e sempre quis fazer um disco de Natal. Era um desejo meu, uma espécie de presente de aniversário. Eu levei essa ideia à Polygram e eles toparam. Eu nem imaginava que um disco assim fosse fazer tanto sucesso", revelou a cantora à repórter Carolina Cerqueira.
"Não vejo nenhum problema em ter minha imagem associada à ela (à canção), mas acho que outros artistas brasileiros deveriam também fazer álbuns natalinos. Existem canções belíssimas sobre esse tema, e tantas outras por fazer. Essa fase do Natal é tão importante em todo o mundo, por que não podemos celebrá-la também aqui, na música popular brasileira?", questiona Simone, que acredita que o sucesso escolhe o artista e não o contrário.
Sobre as críticas que sofreu na época, a artista baiana disse que as colocava na balança e que ninguém é obrigado a gostar de nada. "No começo, eu estranhava a agressividade com que determinadas pessoas tratavam esse disco e essa música. Fui me acostumando, detectando o que havia de preconceito, o que havia de ignorância, mas também compreendendo que ninguém precisa gostar de coisa nenhuma. Eu mesma não gosto de várias coisas que ouço por aí e está tudo bem", disse a intérprete, relevando se divertir com os memes. "Há alguns engraçadíssimos, morro de rir".
Sobre o show deste sábado (16), na capital baiana, Simone revelou que a "espinha dorsal" do repertório será a turnê "Tô Voltando", que ela apresentou em Salvador em agosto. "Podem esperar muitos sucessos dessas cinco décadas, coisas que muita gente conhece e que gosta de cantar", antecipou a artista, garantindo que está preparando "uma ou outra surpresinha". O show está previsto para às 20h, após a apresentação da Orquestra Compassos, às 18h.
"Então é Natal" em números
A música está no Top 1 das mais ouvidas da cantora Simone no Spotify, com mais de 4,7 milhões de reproduções na plataforma. A Bahia é o 9º estado que mais buscou a canção no Google nos últimos 30 dias. As buscas pela canção no Brasil, inclusive, cresceram 311% de 14 de novembro a 14 de dezembro deste ano.
* Texto de Carolina Cerqueira, adaptado e publicado por José Mion. Foto: Lorena Dini.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.