Empresário e ex-usineiro João Lyra morre aos 90 anos em Maceió

redacao@aloalobahia.com

Morreu, aos 90 anos, na manhã desta quinta-feira, 12, o ex-deputado federal e ex-usineiro João Lyra. Ele estava internado no Hospital MedRadius, em Maceió, lutando contra um quadro agudo de infecção por broncoaspiração, causado pela covid-19. Em junho, de acordo com informações do Jornal Extra (AL), o político passou por uma cirurgia de apendicite e tratou uma pneumonia.
 
Lyra foi um dos homens mais ricos da Câmara dos Deputados, sendo dono de cinco usinas de cana-de-açúcar, três delas em Alagoas e duas em Minas Gerais, e de uma companhia de táxi-aéreo. Mesmo assim, seu império acabou indo à falência com uma dívida superior aos R$ 2 bilhões.

João José Pereira de Lyra nasceu no dia 17 de junho de 1931 em Recife (PE). Tornou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e foi fundador e presidente do grupo João Lyra.

O grupo empresarial controlado pelo ex-usineiro chegou a empregar 17 mil pessoas no estado de Alagoas e um total de 26 mil, somando seus empregados em Minas Gerais.

Lyra é pai de Lourdinha Lyra, que foi vice-prefeita de Cícero Almeida, e de Thereza Collor, viúva de Pedro Collor e conhecida como “musa” do impeachment do ex-presidente Fernando Collor, hoje senador. Um de seus irmãos também teve grande destaque no setor sucroenergético: Carlos Lyra, falecido em agosto de 2017.
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias