‘Empoderamento Econômico’: trancista baiana Negra Jhô vence o Prêmio Inspiradoras 2023

Uma das referências nacionais em tranças, torços e turbantes no Brasil, a baiana Valdemira Telma de Jesus Sacramento, conhecida como Negra Jhô, venceu o Prêmio Inspiradoras 2023, iniciativa do Instituto Avon e da plataforma Universa UOL. 

A empresária que é um dos símbolos do Pelourinho levou na categoria ‘Empoderamento Econômico’, e destacou sua trajetória de luta e superação até o reconhecimento. “Mulheres negras têm dificuldade de se inserirem no mercado de trabalho. Sou mãe solo, bisneta solo. Luto todos os dias pela minha ancestralidade”, declarou após receber o prêmio, na noite desta terça-feira (19), em São Paulo.

Natural de São Francisco do Conde, no Recôncavo, Negra Jhô iniciou sua trajetória de sucesso na capital baiana colocando um banco na escadaria da Fundação Jorge Amado, no Largo do Pelourinho. Por lá, passou a oferecer seus serviços de trancista e logo conquistou uma legião de clientes e fãs. A partir daí, passou a servir de exemplo para outras mulheres, às quais ensinou sua técnica. 

Negra Jhô já perdeu as contas de quantas mulheres ajudou a conquistar autonomia financeira em diversas áreas, sobretudo na estética afro. Além dessas novas empreendedoras, também forma trancistas que vivem no sistema prisional. 

Mais uma vencedora
Outra baiana, a cientista e pesquisadora Jaqueline Goes, reconhecida por seu trabalho no sequenciamento do genoma do novo coronavírus, também levou o prêmio na categoria 'Mulheres na Ciência'

A premiação tem como objetivo celebrar mulheres notáveis que estão moldando o cenário brasileiro com suas contribuições excepcionais. Com informações do Uol.

*Foto: Mariana Pequin/Uol.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias