Embaixadora dos EUA participa de encontro com ministra da Igualdade Racial em Salvador

redacao@aloalobahia.com

 A embaixadora Linda Thomas-Greenfield, representante dos Estados Unidos nas Nações Unidas, e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, desembarcaram em Salvador nesta quarta-feira (3) para revigorar o Plano de Ação Conjunta Brasil-EUA para Eliminar a Discriminação Racial e Étnica e Promover a Igualdade (JAPER). A americana se tornou a primeira autoridade ministerial a visitar Salvador desde que o JAPER foi assinado pela então secretária de Estado Condoleezza Rice, em 2008.

O plano tem como principal objetivo promover a equidade para comunidades raciais e étnicas marginalizadas, a exemplo de pessoas negras e indígenas. Segundo Anielle, a Bahia foi escolhida por ser representativa quanto às duas populações originárias. "Na Bahia é bom, porque já começa com o axé. A gente chega aqui, com a força que a Bahia tem, que não é qualquer lugar que tem. Brincadeiras à parte, o estado tem toda a representatividade, é um estado com a maior população negra desse país, um estado que merece respeito. É o estado que a gente quer, cada vez mais, criar e fazer coisas juntos com as secretarias e o próprio governo", comentou.

Após o encontro, a embaixadora Thomas-Greenfield fez uma visita ao Pelourinho e interagiu com alunos da Escola Olodum.
 
Governador da Bahia recebe embaixadora dos Estados Unidos para discutir cooperação e direitos humanos
HScit7s.md.webp
Também nesta quarta-feira (3), o governador Jerônimo Rodrigues recebeu em seu gabinete a embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), Linda Thomas-Greenfield. A visita de cortesia teve como objetivo estreitar as relações entre a Bahia e os Estados Unidos, além de discutir temas relevantes para ambos os países, como combate ao racismo, desenvolvimento econômico, educação e direitos humanos. O encontro ocorreu no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

Jerônimo Rodrigues destacou a importância da visita da embaixadora para o estado. “É uma honra receber a embaixadora em nosso estado. A Bahia tem uma longa história de relações com os Estados Unidos e esperamos fortalecer ainda mais esses laços em benefício de nossos povos”, afirmou o governador. 

A embaixadora Linda Thomas-Greenfield destacou a importância das relações entre os Estados Unidos e a Bahia e ressaltou o compromisso de seu país com a promoção dos direitos humanos. “Os Estados Unidos e a Bahia têm uma história de cooperação e parceria. Estamos comprometidos em trabalhar juntos para promover a igualdade, a democracia e os direitos humanos, além de projetos de desenvolvimento econômico e combate à discriminação racial”, afirmou. 

Também participaram do encontro o vice-governador Geraldo Júnior, a primeira dama, Tatiana Velloso, as secretárias de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães, e de Política para as Mulheres, Elisangela Araújo; o Secretário de Direitos Humanos, Felipe Freitas, e a Assessoria Internacional do Governador, Caúra Damasceno. 

 ​Veja:

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias