Em tempos de pandemia, é melhor ir de bike

Diante da necessidade do distanciamento social e num momento em que o uso do transporte público se tornou um problema nas grandes cidades, a bicicleta passa a ser uma grande aliada não apenas como lazer ou atividade física, mas também como meio de locomoção.

Por isso, entre as ações de curto prazo da Prefeitura de Salvador para enfrentar os efeitos do novo coronavírus está o incentivo ao uso da bike, notícia comemorada às vésperas do Dia do Ciclista, celebrado nesta quarta-feira (19). 

Adielma Nizarala, infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, explica que, além de ser mais favorável para evitar o contágio do coronavírus, a prática possibilita grandes benefícios à saúde física e mental.

“É uma atividade aeróbica, fortalece a musculatura e desenvolve o equilíbrio”, ressalta. Claro, os ciclistas devem estar atentos para o uso da máscara e dos equipamentos de segurança para evitar contaminação e acidentes. 

Dia de folga – Uma das iniciativas da Prefeitura para estimular o uso da bike é a premiação com folgas aos servidores que se deslocam para o trabalho de bicicleta. A medida, iniciada pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, se entendeu a todas as pastas da gestão pública. 

Empréstimo – Outra ação que merece destaque é o sistema de compartilhamento de bicicletas do Bike Salvador. A iniciativa é coordenada pela Prefeitura, por meio do Movimento Salvador Vai de Bike, vinculado à Empresa Salvador Turismo. Atualmente, são 50 estações e 400 bicicletas, com 710 vagas disponíveis em todo sistema.

Na lista das novidades também está a implantação do projeto Bike Comunidade em dez localidades distintas da capital baiana. A medida envolve a criação de espaços de referência para oficinas e atividades relacionadas ao meio de transporte e a disponibilização e manutenção de 20 bicicletas em cada um dos locais.

Ampliação da rede - Outra ação importante da Prefeitura é a ampliação das vias reservadas a ciclistas em mais 35km até o fim deste ano. Com isso, a cidade terá 316,8km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas no total. Dos 281,8km atuais, 221,2 foram implantados pelo município desde 2013. 


Foto: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias